A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) promove em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 16, uma ação voltada para o público feminino, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Assim como deve ocorrer em todas as agências, em Santa Cruz do Sul o dia será de atendimento prioritário para elas, mas sem deixar os homens de lado. Conforme a coordenadora municipal do FGTAS/Sine, Fabiane Krainovic Landesvatter, o atendimento diferenciado começará às 8h30, com uma programação especial.
Além das vagas de trabalho, quem for até a agência poderá contar com orientações do Senac-RS sobre como se portar em uma entrevista de emprego. Já o Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas) vai destacar a importância de manter em dia os exames preventivos. As marcas Avon e Boticário também estarão presentes, falando sobre beleza e cadastrando quem deseja se tornar revendedora. Outro serviço gratuito, durante a manhã, serão os cortes de cabelo para a mulherada com a cabeleireira Anybel.
A expectativa, conforme Fabiane, é de que os empresários com vagas em aberto possam aderir à ação ao longo desta semana. “Os empregadores que tiverem interesse podem nos contatar até esta quinta-feira ao meio-dia”, reforça. Ela acrescenta que a unidade conta com lugar adequado para a realização de entrevistas de trabalho, sem custos para as empresas. “Fazemos a intermediação de mão de obra e também atuamos com a confecção de carteiras de trabalho, carteiras de artesão e encaminhamento do seguro-desemprego.”
Publicidade
Para o coordenador regional das agências do FGTAS/Sine, José Ipê da Silva, trabalhar a inclusão é uma prioridade. “A gente sabe que ainda há uma grande injustiça em relação às mulheres, mas paulatinamente estamos buscando essa equiparação com os homens. Outras classes, como as negras, são ainda mais prejudicadas”, pondera.
O lado positivo, segundo Ipê, é que cada vez mais as empresas buscam qualificações profissionais sem levar em consideração questões de gênero. “Prova disso é que hoje vemos muitas mulheres exercendo funções que anteriormente eram consideradas apenas masculinas”, ressalta.
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) divulgou no dia 8 de março o perfil das mulheres atendidas nas agências FGTAS/Sine e colocadas no mercado de trabalho. O estudo foi feito com dados do Sistema Mais Emprego. Ao todo, 97.696 mulheres foram cadastradas no sistema ao buscar atendimento nas áreas de intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego em 2017.
Publicidade
As agências FGTAS/Sine colocaram 13.172 mulheres no mercado de trabalho no ano passado. Desse total, 26,53% tinham entre 18 e 24 anos; 24,49%, de 30 a 39 anos; 19,62%, de 40 a 49 anos; 14,49%, de 25 a 29 anos; e 13,43% tinham acima de 50 anos. Em 2017, 70,82% das trabalhadoras contribuíam para a renda familiar; 20,9% eram chefes de família e 8,26%, dependentes. Além disso, 86,37% das contratadas eram brancas; 7,43%, pardas; e 5,34% eram negras. (Fonte: Senac)
Na hora de comparecer a uma entrevista de emprego, sempre surgem dúvidas em relação ao que vestir, o que falar, como se apresentar. O professor do Senac Viamão, Luis Fernando Silva Junior, esclarece o que as pessoas devem evitar, como expressões e manias, e o que devem fazer para passar a melhor impressão possível.
Publicidade
This website uses cookies.