O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as estatísticas atualizadas de filiadas e filiados a partidos políticos. Os números mostram que, embora sejam mais da metade do eleitorado, as mulheres constituem cerca de 45% dos registrados em partidos brasileiros. Além disso, menos de 2% dos eleitores jovens até os 24 anos se interessaram em se unir a alguma agremiação partidária.
Até o dia 12 de abril deste ano, existiam 16,2 milhões de pessoas registradas em partidos no Brasil. As legendas com a maior quantidade de membros são o MDB, com 2,1 milhões, seguido pelo PT, com 1,5 milhão, e o PSDB, com 1,3 milhão. O menor partido em número de filiados é a Unidade Popular (UP), com 2,5 mil pessoas.
LEIA MAIS: PDT segue como o partido com mais filiados em Santa Cruz
Publicidade
As estatísticas mostram que a presença feminina na vida partidária ainda está longe da igualdade desejada. Do total de filiados no País, 8,7 milhões são homens e 7,4 milhões são mulheres, 47,72% do total – vale lembrar que elas constituem 52,8% do eleitorado brasileiro. Em termos proporcionais, as siglas com a maior representação feminina são o Partido da Mulher Brasileira (PMB), com 55,3% de filiadas, o Republicanos, com 50,9%, e a UP, com 50,1%.
Os eleitores jovens, que estão na faixa etária de 16 a 24 anos, constituem 13,28% do total do eleitorado no Brasil. Destes, somente 1,86% – 302,5 mil pessoas – são filiados. As agremiações que contam com o maior número de jovens em suas fileiras são a UP, com 35,8%, o Psol, com 10,1%, e a Rede Sustentabilidade, com 7,4%.
LEIA TAMBÉM: Confira quantos votos cada candidato à Câmara de Santa Cruz recebeu
Publicidade
This website uses cookies.