Categories: Saúde

Mulheres que fazem cesárea têm mais chances de dor durante o sexo

A dor durante o sexo, ou a dispareunia, é comum entre muitas mulheres, e pode ser ainda mais se já tiver passada pela cesariana ou o parto normal com auxílio da extração a vácuo. A informação é de um estudo publicado recentemente pelo periódico “BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynecology”. 

Normalmente no período após o parto a mulher se sente mais cansada e as mudanças hormonais alteram a lubrificação vaginal. Esses fatores contribuem para que a vontade pelo sexo diminua temporariamente.

O estudo ouviu 1.244 mulheres em pelo menos cinco momentos diferentes – antes de darem à luz e aos três, seis, 12 e 18 meses após do nascimento. Os pesquisadores perguntaram sobre o relacionamento com o parceiro e a vida sexual. Após a série de entrevistas, eles concluíram que mulheres que fizeram cesariana ou que, no parto normal, tiveram auxílio de um extrator a vácuo (para puxar o bebê) tinham o dobro de chance de ter dores durante o sexo pelo período de até 18 meses após o nascimento do filho.

Publicidade

A pesquisa ainda concluiu que quase todas as mulheres tiveram dor durante o sexo em algum momento. Mas, o desconforto só se estendeu nos casos mencionados acima.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.