As mãos delicadas e habilidosas da aposentada Maria Senilda Cavagnolli foram se aventurar em uma culinária diferente para ela no último fim de semana. Aos 71 anos, a especialista na arte de fazer bolos e cucas, com a proximidade da Páscoa, resolveu investir em um aprendizado novo. “Vim aprender a fazer coisas novas porque quero vender para a Páscoa”, contou. Moradora do Bairro Bom Jesus, e vinculada ao Cras Integrar, foi no último sábado, 2, que Maria Senilda passou o dia na cozinha do curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Promovida pela Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, a capacitação oportunizou que 13 mulheres atendidas nos Cras aprendessem a fazer trufas, brigadeiros e bombons. O curso envolveu todas as etapas, desde a escolha dos ingredientes e valores até a modelagem e a estética dos produtos. Orientadas pela tecnóloga em Gastronomia, Luciana Cassaboni, as participantes receberam, no turno da manhã, orientações sobre empreendedorismo e, à tarde, procederam à produção dos doces na prática.
LEIA TAMBÉM: Vendas para a Páscoa melhoram, mas não superam o pré-pandemia
Publicidade
Empolgada com a oportunidade estava a moradora do Bairro Santa Vitória, Lúcia Thomé, de 63 anos, que é referenciada no Cras Beatriz. “Estou encantada com esta cozinha. Não tenho vontade de sair daqui”, declarou. O titular da pasta, Everson Carvalho de Bello, avalia a importância da ação. “A prefeita sempre diz que precisamos qualificar e emancipar, e o trabalho é a melhor forma de se fazer isso. Agradecemos à Unisc, curso de Gastronomia e Enactus por possibilitarem esse dia, que fará a diferença para essas mulheres que frequentam nossos equipamentos da assistência social”.
Entenda
O curso de doces para mulheres referenciadas nos Cras ocorreu em uma parceria entre Prefeitura e Unisc, e é uma das ações do grupo Enactus, da universidade. O Enactus, organização internacional sem fins lucrativos, tem como foco o empreendedorismo social, e busca desenvolver soluções para problemas da comunidade. Presente em 37 países, em Santa Cruz ele é coordenado pelo professor Leonardo Schneider. Mais informações sobre a organização pelo e-mail [email protected].
LEIA MAIS: Comércio de Santa Cruz espera incremento de até 15% nas vendas de Páscoa
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!