Uma mulher que faleceu nessa quarta-feira, 2, foi a 18ª vítima de um caso fatal da Covid-19 entre moradores de Rio Pardo. Ela tinha 78 anos e estava internada no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo desde a segunda-feira, 30. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quinta-feira, 3.
Rio Pardo tem nesta quinta 76 casos ativos de Covid-19. É o maior número de pacientes com confirmação da doença em acompanhamento, desde o início da pandemia. Seis estão hospitalizados e 70 se recuperam em casa, em isolamento. A Prefeitura informou que acredita que o aumento nas infecções no município se deve ao relaxamento da população com relação aos cuidados preventivos, especialmente o uso da máscara e o distanciamento social.
A situação e as mais recentes medidas do governo do Estado para frear a pandemia motivaram uma reunião extraordinária do Comitê Operativo de Emergência (COE) municipal. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 3, na sala de reuniões da Prefeitura.
Publicidade
LEIA MAIS: Governo do Estado suspende cogestão e região entra, de fato, em bandeira vermelha
O secretário de Saúde do município, Volnei Jost, afirmou que este é o momento mais crítico enfrentado pelo município, com relação ao novo coronavírus, e que os indicadores, a curto prazo, não são otimistas.
“O Estado está com quase 100% de ocupação em seus leitos de UTI e a Região do Vale do Rio Pardo com mais de 90%. No município, na Ala Covid do Hospital Regional, dos 13 leitos destinados ao atendimento de pacientes com coronavírus, 10 estão ocupados”, informou Jost.
Publicidade
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, testes para Covid-19 – entre rápidos e PCR – são feitos de forma quase ininterrupta, durante todo o período de funcionamento diário do Posto de Saúde Central. Em média, são identificados oito novos casos da doença a cada dia. “Epidemiologicamente, estamos no auge do contágio”, disse a enfermeira da Vigilância em Saúde, Ruth Rodembusch Lemes.
Permanência na Praia dos Ingazeiros está proibida
A prefeita de Rio Pardo, Rosane Rocha, disse que o trabalho de fiscalização e orientação foi intensificado por equipes do Município. Funcionários dos setores de fiscalização, Saúde, Trânsito e Assistência Social percorrem o Centro e os bairros, informando e alertando sobre a importância do uso de máscara, principalmente nas vias públicas com maior aglomeração, assim como o distanciamento social e a higiene constante das mãos. “Mesmo com o avanço do contágio, ainda encontramos muita resistência de algumas pessoas em usar a máscara ou manter o distanciamento”, disse.
LEIA TAMBÉM: Prefeito eleito de Rio Pardo testa positivo para Covid-19
Publicidade
Local de frequentes aglomerações nas últimas semanas, a Praia dos Ingazeiros teve o acesso limitado, informou a prefeita. Segundo ela, é possível somente acessar os restaurantes e praticar atividades físicas ou esportivas, sem aglomerações. “Não será permitida a permanência de pessoas no local, mesmo que dentro de seus veículos”, alertou.
Prefeitura discute horários do comércio nesta sexta-feira
Uma reunião na manhã desta sexta-feira, 4, vai discutir o funcionamento do comércio em Rio Pardo. A prefeita Rosane Rocha se reúne com representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, para tratar dos horários de abertura das lojas. Rosane lembra que, apesar da bandeira vermelha na região, o governo do Estado flexibilizou os protocolos e permite o funcionamento do comércio até as 20 horas.
Publicidade
A prefeita ainda destacou que, com a suspensão da cogestão do distanciamento controlado, quem rege a prevenção à Covid-19 é o Estado e o município não tem poder de flexibilizar ou descumprir as regras impostas pela bandeira vermelha.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Pardo
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade