Polícia

Mulher cai no golpe do QR Code e perde mais de R$ 3 mil

O golpe do QR Code se expandiu rapidamente no pós-pandemia. Há muitas variações. Como o código é facilmente escaneado pela câmera da maioria dos smartphones e é uma alternativa popular para agilizar acesso a serviços, informações e pagamentos, o cuidado torna-se necessário na medida em que os estelionatários passaram a se aproveitar dessa tendência mundial para fazerem vítimas e ganhar dinheiro.

Um caso inusitado deste tipo de estelionato digital chegou ao conhecimento da Polícia Civil de Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira, 3. Uma mulher de 67 anos, moradora do Bairro Várzea, recebeu uma ligação nessa quinta-feira, 2, no telefone fixo, de uma pessoa que se dizia funcionária da área de seguro de cartão de crédito de um banco. Esta suposta atendente informou que havia ocorrido uma tentativa de uso do cartão de crédito da santa-cruzense na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil encontra mulher desaparecida há 44 anos em quarto de hotel em Garibaldi

Publicidade

Para fazer o cancelamento da compra, a funcionária do banco enviaria por mensagem um QR Code para um aparelho celular, que terminou sendo o da neta da santa-cruzense, e que a mulher deveria ler o código eletrônico. Com o QR Code aberto no celular da neta, a mulher pegou o aparelho e leu o código 13 vezes. Posteriormente, descobriu que se tratava de pagamentos efetuados e não cancelamentos de compra.

Ao todo, foi repassado aos criminosos R$ 3.070,74. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Como os estelionatários ligaram para o telefone fixo, a vítima não sabe o número dos criminosos. Detalhes sobre o depósito e o celular que mandou a mensagem com o código foram repassados aos agentes da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), que vão investigar o caso. O nome da vítima foi mantido em sigilo pelas autoridades policiais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.