A segunda classificatória da Olimpíada Rural ocorreu na tarde desse domingo, 20, no espaço de acesso do Parque da Oktoberfest. Organizada pela Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), a competição reúne comunidades em diferentes modalidades de jogos que eram praticados pelos imigrantes alemães, ou que faziam parte do cotidiano de trabalho no passado.
Um dos exemplos é a serra do toco, em que um integrante faz peso sobre a tora e outros dois fazem força com a serra para cortar um pedaço da madeira. De Linha Santa Cruz, Patrícia Goerck destaca que há nenhum treinamento, mas explicou: quando uma faz força, a outra acompanha, depois inverte – tudo isso em um ritmo frenético, porque o tempo é fundamental.
LEIA TAMBÉM: Segundo período da 39ª Oktoberfest fecha com público visitante superior a 130 mil pessoas
Publicidade
Em outra parte da estrutura, a atenção estava voltada para a bola e a habilidade do atleta de conduzi-la para que derrubasse o maior número de pinos. O bolão de mesa é praticado por Derli Baier, de Linha Aliança, há bastante tempo, mas nos últimos dois anos de forma mais efetiva, como competidor na Olimpíada Rural da Oktober.
As atividades conseguem agregar mulheres e homens, em disputas mistas ou com separação por gênero, e crianças, que carregam a bola na colher. Cada segundo à frente do concorrente é comemorado, assim como cada possível falha do adversário é cobrada da organização. Quase que em um modelo de VAR, utilizado no futebol para tirar as dúvidas dos juízes, a torcida gritou e conseguiu alterações de última hora, tanto na corrida de tamanco quanto no cabo de guerra masculino.
LEIA TAMBÉM: Da tradição à inovação: Uma experiência gastronômica diversificada na Oktoberfest
Publicidade
Foi o segundo fim de semana com jogos. Nos dois foram classificados os primeiros e segundos lugares de cada categoria. A final será realizada no próximo domingo, com mais torcida, mais empolgação e muita diversão.
Publicidade
This website uses cookies.