ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Mudas de batatas-doces de polpa colorida podem ser encontradas no Viveiro Agroflorestal

Público pode conferir a variedade no Viveiro Agroflorestal da Afubra | Foto: Divulgação

Entre os cerca de 300 itens diferente à disposição do público no Viveiro Agroflorestal da Afubra (lote 324, lado Norte do parque da Expoagro Afubra), estão mudas de batatas-doces com polpa roxa e com polpa alaranjada. São variedades desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças, de Brasília (DF), e que são produzidas e comercializadas pela Afubra. Na tarde dessa terça-feira, 21 de março, esteve no parque a pesquisadora científica da equipe de desenvolvimento das variedades de batatas-doces, Larissa Vendrame.

LEIA TAMBÉM: Máquinas pesadas chamam a atenção das crianças

Publicidade

Conforme ela, duas das mais recentes variedades lançadas são de batatas com a polpa roxa – a BRE Anembé e a BRE Cotinga -, que foram selecionadas a partir do Banco de Germoplasma da Embrapa Hortaliças. Entre os principais diferenciais está o alto teor de antocianina, nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Também têm rentabilidade de mais de 40 toneladas por hectare e são resistentes aos endoparasitas nematoides-das-galhas. “A BRS Cotinga tem formato alongado irregular, é direcionada ao uso industrial e foi testada na fabricação de farinhas e de chips. E a BRS Anembé tem formato alongado elíptico e é mais indicada para o consumo doméstico”, explica Larissa.

Publicidade

Outra variedade nova à disposição na Expoagro Afubra é a CIP BRS Nuti, com casca rosa e polpa alaranjada e rica em carotenoides (antioxidantes). Segundo a pesquisadora da Embrapa Hortaliças, trata-se de uma batata-doce com produtividade de cerca de 40 toneladas por hectare, resistente a nematoides, indicada para o consumo doméstico e industrialização (farinhas e chips). Os demais tipos e de batatas de alta performance desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças com mudas à venda na Expoagro Afubra são: BRS Amélia (27,09% de amido), Beauregard, BRS Cuia, BRS Gaita (branca) e BRS Rubissol (com 20,62% de amido).

LEIA TAMBÉM: Expoagro Afubra terá seis horários de ônibus saindo de Santa Cruz

Demais espécies

Publicidade

Dentro da diversidade do Viveiro Agroflorestal da Afubra estão mudas que vão de nativas e eucaliptos a ornamentais, flores, cana-de-açúcar, forrageiras e muito mais. São mudas produzidas com técnicas e tecnologias experimentadas pelo Viveiro junto com insumos de parceiros da entidade. O corpo técnico do Departamento Agroflorestal da entidade está na feira para atendimento dos visitantes, elucidação de dúvidas e para prestar informações sobre reflorestamento e questões florestal e ambiental.

Publicidade

Conforme o técnico agrícola do Departamento Agroflorestal, Cleiton Calheiro, são destaques ainda espécies florestais nativas e exóticas, em especial as mudas clonais Eucalyptus grandis, planta exótica conhecida por produzir madeira de qualidade. Também estão disponíveis diversos tipos de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa. Merecem ênfase ainda as variedades de cana-da-açúcar, também desenvolvidas pela Embrapa e com diferenciais como padrão fitossanitário e redução na competição por água, luz e nutrientes.

LEIA MAIS SOBRE EXPOAGRO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta