Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES 2024

Mudança de partido: veja para quais siglas irão os vereadores de Santa Cruz

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

câmara de vereadores

A janela para transferência partidária mudará o mapa político de Santa Cruz do Sul. Pelo menos dois partidos, que não elegeram vereadores na última eleição, passarão a ter cadeiras no Legislativo antes do próximo pleito. É o caso do PL e do Podemos. O primeiro contará com Serginho Moraes, que estava no PRD (junção do PTB com o Patriotas); o outro tem Nicole Weber (eleita no PTB) e Daiton Mergen (ex-presidente do MDB).

Rodrigo Rabuske (PRD) também deve trocar de legenda. Afirma que está focado no mandato, mas a tendência é a mudança. Chegou a comparecer em eventos do PL, mas não confirma a sua alteração. Entre seus colegas, ainda falam que têm recebido convites Edson Azeredo (PP), Francisco Carlos Smidt (PSDB) e Hilário Silva (PSD).

LEIA TAMBÉM: Conselho de Ética seguirá com representação contra Henrique Hermany; entenda os trâmites do processo

Publicidade

O mecanismo, que possibilita a troca de sigla sem que seja perdido o mandato, iniciou-se nessa quinta-feira, 7, e segue até o dia 5 de abril (seis meses antes da eleição). Foi instituído pela Reforma Eleitoral de 2015, sendo uma alternativa, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atribuiu à legenda o mandato e não ao candidato eleito. Em 2016, a norma foi estabelecida como emenda constitucional, com aprovação pelo Congresso Nacional.

Fora do período da janela, existem algumas situações que permitem a mudança de partido com base na saída por justa causa. São elas: desvio do programa partidário (caso que justificou a mudança da vereadora Nicole Weber) ou grave discriminação pessoal.

LEIA TAMBÉM: Sessão da Câmara teve interrupção, gritaria e registro policial

Publicidade

Além do período da janela de transferência, o ano tem uma série de datas do calendário eleitoral, que devem ser observadas. O prazo máximo para filiação partidária do pretendente a disputar a eleição de outubro, por exemplo, é 6 de abril.

O rumo no Legislativo

  • Alberto Heck – Em fevereiro, completou 38 anos no PT. A princípio, adianta, será candidato à reeleição. Seu nome é cotado à majoritária na sigla.
  • Bruna Molz – Ex-presidente da Câmara, continua no Republicanos e busca a reeleição no Legislativo.
  • Bruno Faller – O vereador do PDT garante que continua no partido e vai disputar a reeleição.
  • Daiton Mergen – Ex-presidente do MDB, oficializou nessa quinta-feira, 7, a sua filiação ao Podemos. Tentará a reeleição, mas deixa o nome à disposição do novo partido.
  • Edson Azeredo – Aguarda definições do partido. Tem recebido convites de outras siglas. Na última semana da janela, ele deve tomar sua decisão.
  • Francisco Carlos Smidt – Não tem definida a questão partidária. Repetiu o que falou em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, em 2023, quando afirmou não ser candidato ao Legislativo na próxima eleição. Isso quer dizer que pode integrar chapa à majoritária e que estaria recebendo apoio popular para isso.
  • Gerson Trevisan – Atual presidente da Câmara, está há 33 anos no PSDB, onde deve continuar e buscar a reeleição.
  • Hilário Silva – Ainda não tem definido o seu futuro político. Diz ter sondagem de partidos e que a decisão será tomada nos últimos dias da janela.
  • Ilário Keller – Continua no Progressistas e tentará mais um mandato na Câmara. Não descarta integrar chapa majoritária, caso seja necessário.
  • Jair Eich – Segue no Progressistas e deve buscar a reeleição.
  • Leonel Garibaldi – Representante do Novo na Câmara, continua no partido e concorrerá à reeleição.
  • Licério Agnes – Buscará a reeleição na Câmara, em seu partido, o PSD. Para a majoritária, se houver situação que possibilite, diz estar pronto.
  • Nicole Weber – A vereadora antecipou-se à janela e deixou o PRD, criando o Podemos no município e assumindo a presidência da sigla. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, não descartou a possibilidade de disputar a Prefeitura. Garantiu que o partido será protagonista na próxima eleição.
  • Professor Cleber Pereira – Permanece no União Brasil e assumiu o desafio de dobrar o número de cadeiras do partido na Casa. Colocará seu nome para disputar reeleição.
  • Raul Fritsch – Presidente do Republicanos, continua na sigla e atraindo nomes para integrar a nominata. Adianta que o partido trabalha para integrar chapa na majoritária.
  • Rodrigo Rabuske – Afirma que está focado no mandato, mas adianta que deve mudar de sigla.
  • Serginho Moraes – O vereador acompanha sua família e vai para o PL, também em função das mudanças ocorridas no PTB (seu partido), que se uniu ao Patriotas e criou o PRD. Diz que concorrerá à reeleição no Legislativo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile