A semana chega ao final com uma notícia que provoca alteração de agenda em muitas instâncias ligadas à cadeia produtiva do tabaco, dentro e fora do País. Comitivas de mais de uma centena de nações (e muito especialmente do Brasil) certamente estavam em preparativos para sair em viagem, na próxima semana, rumo à Cidade do Panamá, definida para sediar, entre os dias 20 e 25, a 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco e, já na semana seguinte, entre os dias 27 e 30, a 3ª Sessão da Reunião das Partes (MOP-3) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco.
No entanto, na quinta-feira veio a informação de que os promotores, no âmbito da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram levados, a poucos dias da abertura, a transferir esses encontros para 2024, diante de distúrbios sociais verificados no Panamá nos últimos dias. Assim, já quase na véspera do início da conferência, os encaminhamentos para a viagem tiveram de ser suspensos ou replanejados. A exemplo de inúmeras lideranças e autoridades dos três estados da região Sul, nos quais estão concentradas a produção e a industrialização do tabaco, produto do qual há mais de três décadas o Brasil é o maior exportador mundial, a Gazeta do Sul também estava preparada para ir ao Panamá a fim de realizar a cobertura da COP-10 e da MOP-10.
A iminência da realização desses dois eventos mobilizou ao longo dos últimos meses lideranças públicas e privadas, preocupadas em conhecer o posicionamento que a delegação do governo brasileiro levaria ao ambiente dos debates. Com o adiamento da conferência, e ainda sem a sinalização de novo período de realização, no ano que vem, certamente novas atividades serão programadas no âmbito dos estados e junto aos organismos envolvidos em nome do governo federal.
Publicidade
Enquanto a colheita do tabaco segue a pleno vapor em todo o Sul do Brasil, em atividades que a Gazeta historicamente registra em suas plataformas, nossa equipe também prossegue no acompanhamentos aos temas culturais. O jornalista Iuri Fardin e o fotógrafo Rodrigo Sales viajaram a Agudo, onde foram conhecer o Instituto Cultural Brasileiro-Alemão, como detalham nas páginas 20 e 21 da edição impressa da Gazeta, na série “Rumo aos 200 Anos de Imigração Alemã no Brasil”. E na sexta-feira o jornalista Ricardo Gais, também na companhia de Rodrigo Sales, registrou a visita que o ex-jogador e técnico Dunga (ou Carlos Caetano Bledorn Verri, seu nome de batismo) fez a Linha Santa Cruz, de cujo bairro ele recebeu uma homenagem, como pode ser conferido na página 6 da mesma edição. São dias de agenda intensa, e que precedem, vale lembrar, a realização do Enart 2023.
Boa leitura, e um bom final de semana para todos.
LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.