Colunistas

Mudança de agenda em torno da COP

A semana chega ao final com uma notícia que provoca alteração de agenda em muitas instâncias ligadas à cadeia produtiva do tabaco, dentro e fora do País. Comitivas de mais de uma centena de nações (e muito especialmente do Brasil) certamente estavam em preparativos para sair em viagem, na próxima semana, rumo à Cidade do Panamá, definida para sediar, entre os dias 20 e 25, a 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco e, já na semana seguinte, entre os dias 27 e 30, a 3ª Sessão da Reunião das Partes (MOP-3) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco.

No entanto, na quinta-feira veio a informação de que os promotores, no âmbito da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram levados, a poucos dias da abertura, a transferir esses encontros para 2024, diante de distúrbios sociais verificados no Panamá nos últimos dias. Assim, já quase na véspera do início da conferência, os encaminhamentos para a viagem tiveram de ser suspensos ou replanejados. A exemplo de inúmeras lideranças e autoridades dos três estados da região Sul, nos quais estão concentradas a produção e a industrialização do tabaco, produto do qual há mais de três décadas o Brasil é o maior exportador mundial, a Gazeta do Sul também estava preparada para ir ao Panamá a fim de realizar a cobertura da COP-10 e da MOP-10.

A iminência da realização desses dois eventos mobilizou ao longo dos últimos meses lideranças públicas e privadas, preocupadas em conhecer o posicionamento que a delegação do governo brasileiro levaria ao ambiente dos debates. Com o adiamento da conferência, e ainda sem a sinalização de novo período de realização, no ano que vem, certamente novas atividades serão programadas no âmbito dos estados e junto aos organismos envolvidos em nome do governo federal.

Publicidade

Enquanto a colheita do tabaco segue a pleno vapor em todo o Sul do Brasil, em atividades que a Gazeta historicamente registra em suas plataformas, nossa equipe também prossegue no acompanhamentos aos temas culturais. O jornalista Iuri Fardin e o fotógrafo Rodrigo Sales viajaram a Agudo, onde foram conhecer o Instituto Cultural Brasileiro-Alemão, como detalham nas páginas 20 e 21 da edição impressa da Gazeta, na série “Rumo aos 200 Anos de Imigração Alemã no Brasil”. E na sexta-feira o jornalista Ricardo Gais, também na companhia de Rodrigo Sales, registrou a visita que o ex-jogador e técnico Dunga (ou Carlos Caetano Bledorn Verri, seu nome de batismo) fez a Linha Santa Cruz, de cujo bairro ele recebeu uma homenagem, como pode ser conferido na página 6 da mesma edição. São dias de agenda intensa, e que precedem, vale lembrar, a realização do Enart 2023.

Boa leitura, e um bom final de semana para todos.

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.