O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) deu início no último domingo, 23, à Semana da Paz, criada para celebrar o fim da Revolução Farroupilha, em 1845. A programação começou oficialmente com uma missa crioula em Dom Pedrito, na 18ª Região Tradicionalista (18ª RT). Até o próximo dia 1º de março, quando o Tratado de Ponche Verde completará 175 anos, haverá palestras, mateadas, cavalgadas e rodeios por todo o Rio Grande do Sul. A atividade faz parte do calendário de eventos gaúcho desde 1998. A lei número 11.077, sancionada naquele ano, prevê que a coordenação seja realizada pelas secretarias de Cultura e Educação do Estado e municípios, com a participação do MTG e da Brigada Militar
LEIA TAMBÉM: Cavalgada de Carnaval resgata a tradição gaúcha
Na 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), a Semana da Paz de Ponche Verde é celebrada pelo CTG Rincão da Alegria, de Santa Cruz do Sul. Na tarde do último domingo, a entidade tradicionalista distribuiu fitinhas na Praça Getúlio Vargas e deu início à programação. A próxima ação organizada pelo Departamento Cultural é o Seminário da Paz, que será realizado nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, na sede do CTG. O convidado especial da noite será o tradicionalista Rogério Bastos. Na oportunidade, haverá jantar com galeto e saladas, com fichas vendidas a R$ 15,00. O evento conta com o apoio do Município de Santa Cruz, 5ª RT, Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS) e MTG.
Os CTGs Crioulos do Ponche Verde, Rodeio da Fronteira e Herança Paternal integram a programação da Semana da Paz. Na próxima sexta-feira, organizam uma encenação no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, local onde foi assinado o tratado. Desse dia até o domingo, haverá um rodeio no espaço. Em Santo Ângelo, na 3ª Região Tradicionalista (3ª RT), o CTG Tio Bilia desenvolve atividades para a Semana da Paz até o dia 1ª de março, com palestras e cavalgada. A programação em Uruguaiana, na 4ª Região Tradicionalista (4ª RT), começou nesse domingo e inclui atividades na Praça Farroupilha e CTG Tríplice Aliança, com cavalgada e sessão solene na Câmara de Vereadores.
Publicidade
This website uses cookies.