Ao longo do governo anterior, chamou atenção a quase inatividade absoluta (atos públicos e invasões) do Movimento dos Sem-Terra (MST). Como se tivesse hibernado durante quatro anos. Agora, porém, em menos de 60 dias do novo governo, o MST já invadiu quatro propriedades particulares. Essa contradição operacional sugere pensar que há solidariedade institucional e programática em curso?

Surpresa? Não. A fraternidade e a identidade ideológica são históricas. A novidade é outra. Desde a pandemia, há organizados e reafirmados movimentos político-jurídicos (e judiciais!) em curso, na defesa da relativização do direito de propriedade urbano e rural. Lógico, a pretexto da hierarquia da função social da propriedade. De acordo com a Constituição.

Coincidência ou não, recentemente o ministro Lewandowski (STF) participou de reunião anual de mobilização e organização do MST, realizada no interior paulista. Embora ainda na ativa no Supremo Tribunal Federal, mas sem constrangimento na reunião, com certeza se dará por impedido em qualquer causa judicial relacionada ao MST. Em tempo: por analogia, sobre invasões e ameaças ao tal do Estado Democrático e de Direito, o que diria e faria o ministro Alexandre Moraes (STF)?

Publicidade

Redes sociais

Tragédia no litoral em São Paulo. Queda da ponte pênsil entre os estados catarinense e gaúcho. “Escravidão” nas vinícolas na Serra Gaúcha.
Nesses e em qualquer outro caso polêmico, os tribunais instantâneos das redes sociais já têm os culpados e as respectivas penas aplicáveis. Ah, essas redes sociais….

Transexualidade

Diminua (elimine!) seus preconceitos. Recomendo a leitura de uma reportagem do G1.

Internet

Roda de café e conversas entre amigos. Alguém diz: “Tem muita gente com problemas de conexão.”
Outro pergunta: “Com a internet?”
O primeiro responde: “Com a realidade!”

Publicidade

Carnaval

Em meio aos festejos, pai e filho adolescente caminham folgadamente. O pai pergunta: “Filho, que escola você gostaria que fosse campeã?”
O garoto responde: “A escola pública!”

Humor

Vários investigados e delatados na Operação Lava-Jato integram o novo governo. Alguns como bem pagos ministros. Deve ser por isso que se chama Delação Premiada!

LEIA MAIS TEXTOS DE ASTOR WARTCHOW

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.