Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Levantamento

MP vai analisar estudo sobre impacto de obras no Lago Dourado

O impacto que as obras no Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, têm a moradores do entorno foi apresentado ao Ministério Público (MP) na tarde desta segunda-feira, 29. Os resultados constam em um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), encomendado pela Prefeitura após solicitação do próprio MP. As obras no complexo foram alvo de reclamações por parte de moradores do Bairro Várzea, sob alegação de que as intervenções resultariam em transtornos e enchentes na região onde residem.

De acordo com o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, o documento será encaminhado agora para o Gabinete de Assessoramento Técnico do MP para que passe por uma avaliação. A previsão do promotor é de que até o fim de novembro a análise seja concluída. Somente a partir disso é que o MP poderá definir se tomará providências. “Se houver apontamentos, veremos quais serão as consequências”, explicou.

No entanto, segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, o estudo apontou que as melhorias previstas para o Lago Dourado não devem causar transtornos a moradores dos arredores. “A Prefeitura licitou as obras, mas tivemos essa cautela de não iniciar antes do estudo estar pronto”, disse. Ele explica que foram considerados pontos como o aumento da taipa e a vazão do Rio Pardinho, entre outros itens. O relatório mostra que, em caso de chuva forte, o impacto com alagamento seria de um centímetro, enquanto que, em situações de enxurradas de grandes proporções, a influência seria de apenas dois centímetros.

Publicidade

LEIA MAIS

O estudo foi contratado pela Prefeitura há cerca de um ano. Ele foi coordenado pelo engenheiro da Ufrgs, André Silveira, e nesta terça-feira, 30, será apresentado ao prefeito Telmo Kirst.

Obras já podem começar

O promotor Érico Barin afirmou que mesmo sem o retorno da equipe técnica do MP, a Prefeitura já pode iniciar as obras anunciadas para o complexo. “A Prefeitura está respaldada de um documento técnico”, explicou Barin. De acordo com o Palacinho, ainda não há previsão para que a ordem de início das obras seja assinada, mas o projeto deve começar a ser executado nos próximos dias. O investimento de R$ 10 milhões para o Complexo do Lago Dourado foi anunciado pela Prefeitura em abril deste ano. O projeto contempla implantação de via de acesso, ciclovia e espaços de lazer.

Publicidade

 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.