MP se posiciona sobre flexibilização dos fogos de artifício: “Inexplicável retrocesso”

O Ministério Público de Santa Cruz se posicionou a respeito da discussão sobre a possível flexibilização da proibição dos fogos de artifício com estampido no município, que está em vigor desde 2020. O debate foi retomado após ingressar na pauta da Câmara um projeto, assinado por quatro vereadores, prevendo que a vedação só valha para fogos que ultrapassarem 100 decibéis à distância de 100 metros de sua deflagração.

LEIA MAIS: Vereadores propõem lei mais branda sobre fogos de artifício em Santa Cruz

Em manifestação enviada ao Legislativo e divulgada à imprensa, o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, alega que, embora o novo projeto esteja alinhado à legislação estadual acerca do tema, tramita no Senado Federal uma proposta que prevê a proibição total. “Ou seja, a legislação municipal vigente já segue a tendência nacional, de proibição de fogos de artifício ou outros que produzam estampido, em favor de novos e mais saudáveis costumes nos diversos tipos de comemorações, e que menos afetem as pessoas e o meio ambiente”, diz o promotor, para quem a flexibilização representaria um “inexplicável retrocesso”.

Publicidade

Segundo Barin, se aprovada, a nova versão da lei terá “imensa dificuldade de aplicação/fiscalização, dando azo ao desrespeito e ao ferimento dos direitos hoje já tutelados com eficiência”.

LEIA TAMBÉM: Proposta de flexibilização da lei dos fogos causa debate entre os vereadores

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.