Além dos seis presos na megaoperação deflagrada na última terça-feira, 25, outros três réus respondem ao processo em liberdade. São eles Kauana Andriele de Mello, de 25 anos, que também é filha de Sapo e irmã de Dieike e Deivid; Siljane Amelina Santos da Silva, de 61 anos, cunhada de Sapo e tia de Dieike, Deivid e Kauana; e Lidiane Kroth, que é ex-companheira de Deivid. Conforme as investigações, os nove denunciados integram e auxiliam a organização criminosa como atores principais ou “laranjas”.
O grupo valia-se de empresas montadas para servir à lavagem de dinheiro, mediante ações diversas para ocultação e “branqueamento” de capitais. Eram usados seus nomes e dados na compra e venda de veículos e imóveis, contribuindo, assim, com simulação de propriedade; realização de ações bancárias com valores ilícitos e auxílio na ocultação da origem e propriedade de valores e bens provenientes do tráfico de drogas praticado pela organização criminosa.
LEIA TAMBÉM: Revenda alvo de megaoperação movimentou até R$ 14 milhões em um ano
Publicidade
Na denúncia, foi possível verificar que alguns imóveis de posse dos investigados ficam em Santa Cruz do Sul, nos bairros Centro, Country, Esmeralda e Rio Pardinho. Ao final do documento enviado ao Judiciário, o Ministério Público pede a condenação dos acusados e postula a perda dos bens e valores de propriedade dos denunciados que tenham sido identificados como provenientes de origem criminosa. Pede, ainda, que os veículos de luxo apreendidos sejam repassados para a Delegacia de Polícia de Venâncio Aires.
Por fim, o MP requer a fixação do valor de R$ 10 milhões, a ser revertido para o Fundo Municipal Antidrogas de Venâncio Aires a título de danos morais coletivos causados à sociedade, em especial à comunidade mais atingida pela atuação do tráfico. Os objetivos são a reparação dos danos causados pelas infrações penais; educação; prevenção; tratamento; acolhimento e reinserção social e econômica de usuários ou dependentes de drogas.
LEIA MAIS:
Publicidade
- VÍDEO: os bastidores da megaoperação que colocou pai e filho atrás das grades
- VÍDEO: veja momento de abordagem da Polícia Civil na residência de Sapo
- Prédio que seria da Defensoria e pertencia à filho de Sapo tinha até maquete pronta
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!