Categories: Regional

MP abre investigação sobre agrotóxicos na água em Santa Cruz

A Promotoria de Defesa Comunitária abriu um novo inquérito que envolve a questão da água. O objetivo é apurar a existência de agrotóxicos, caso divulgado após um estudo do Mapa da Toxicidade, feito pelo Ministério da Saúde em parceria com entidades ligadas ao setor. O relatório identificou resquícios de 13 pesticidas na água em Santa Cruz do Sul. Cinco deles são associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios. O levantamento foi feito entre 2014 e 2017 mas divulgado apenas agora.

LEIA MAIS: Pesquisa encontra resíduos de agrotóxicos na água de Santa Cruz e região

Em nota, a Corsan garante que cumpre os parâmetros de qualidade na água fornecida em Santa Cruz. Segundo a estatal, testes rotineiros não apontam a existência de agrotóxicos na rede que abastece a população. Mesmo assim, o Ministério Público decidiu acompanhar a situação. 

Publicidade

O promotor Érico Barin afirma que pretende buscar mais dados sobre o estudo feito na água em Santa Cruz. Ele também quer solicitar esclarecimentos para a Corsan. A intenção é que a empresa forneça análises específicas quanto a presença de agrotóxicos na água, mas a apuração está na fase inicial. O promotor não descarta pedir que o Grupo de Assessoramento Técnico do Ministério Público também faça uma verificação sobre a presença ou não de pesticidas na água distribuída pela companhia em Santa Cruz.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.