Santa Cruz do Sul

Movimento quer erguer estátua para Exu em trevo de Santa Cruz

Homenagear Exu, uma das entidades e figuras mais louvadas e estigmatizadas da umbanda e do candomblé, com a construção de uma estátua ganha força em Santa Cruz do Sul. A intenção é que o monumento, conforme o presidente em exercício do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Moa Fanfa, seja erguida junto ao trevo do Gaúcho Diesel.

Durante entrevista à Rádio Gazeta, Moa explicou que Exu é uma figura controversa no imaginário popular brasileiro e acabou estigmatizado pelo catolicismo, que cravou no orixá a figura demoníaca. Mudar essa má fama e fortalecer o movimento em Santa Cruz é o que motiva o Povo de Terreiro a defender a construção da estátua. “Essa questão do estátua do orixá seria um modo de firmarmos nossa identidade, nosso culto e nos demarcarmos nossa presença também, que aqui em Santa Cruz do Sul é uma cidade multicultural em termos de religião. E colocar justamente num trevo de acesso à cidade muito movimentado como é ali, seria muito importante. Também vamos realizar algumas ações lá também, assim que a estátua estiver construída”, disse.

LEIA TAMBÉM: Programação da Semana da Pátria é oficialmente aberta em Santa Cruz

Publicidade

A intenção já foi levada ao Executivo e recebeu sinal verde. Moa diz que para a umbanda, Exu é uma entidade, como se fosse um espírito. “Exu é uma das entidades do Panteão Africano, é conjunto de deuses. Exu é aquele orixá mensageiro, entre os homens orixá, eles têm a função do Exu, o orixá que abre caminhos e é muito importante dentro desse Panteão”, eu não vou dizer assim qual é o mais importante questão de justiça.”, frisa.

Quanto ao tamanho da estátua, Moa Fanfa compara com a de São Cristóvão, no Acesso Grasel, que tem cerca de 2,70 metros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.