Homenagear Exu, uma das entidades e figuras mais louvadas e estigmatizadas da umbanda e do candomblé, com a construção de uma estátua ganha força em Santa Cruz do Sul. A intenção é que o monumento, conforme o presidente em exercício do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Moa Fanfa, seja erguida junto ao trevo do Gaúcho Diesel.
Durante entrevista à Rádio Gazeta, Moa explicou que Exu é uma figura controversa no imaginário popular brasileiro e acabou estigmatizado pelo catolicismo, que cravou no orixá a figura demoníaca. Mudar essa má fama e fortalecer o movimento em Santa Cruz é o que motiva o Povo de Terreiro a defender a construção da estátua. “Essa questão do estátua do orixá seria um modo de firmarmos nossa identidade, nosso culto e nos demarcarmos nossa presença também, que aqui em Santa Cruz do Sul é uma cidade multicultural em termos de religião. E colocar justamente num trevo de acesso à cidade muito movimentado como é ali, seria muito importante. Também vamos realizar algumas ações lá também, assim que a estátua estiver construída”, disse.
LEIA TAMBÉM: Programação da Semana da Pátria é oficialmente aberta em Santa Cruz
Publicidade
A intenção já foi levada ao Executivo e recebeu sinal verde. Moa diz que para a umbanda, Exu é uma entidade, como se fosse um espírito. “Exu é uma das entidades do Panteão Africano, é conjunto de deuses. Exu é aquele orixá mensageiro, entre os homens orixá, eles têm a função do Exu, o orixá que abre caminhos e é muito importante dentro desse Panteão”, eu não vou dizer assim qual é o mais importante questão de justiça.”, frisa.
Quanto ao tamanho da estátua, Moa Fanfa compara com a de São Cristóvão, no Acesso Grasel, que tem cerca de 2,70 metros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.