A gastronomia afro-brasileira ganha destaque em Santa Cruz do Sul no 1º Jantar Afro. Promovido pelo Movimento 4Black, o evento, que ocorrerá hoje, às 20 horas, no Haus Lounge Bar, une culinária e atrações culturais para integrar a comunidade negra. Elaborado pelo chef Rhuan Silveira e equipe, o cardápio inclui releituras de pratos africanos que influenciaram a cozinha brasileira. Cada receita carrega um pouco da história do continente e da comida feita pelos negros que vieram para o Brasil.
A entrada do jantar será o chakalaka. Ele surgiu na África do Sul e tem como base o feijão, legumes, tomates e especiarias. Levemente picante, pode ser degustado como uma salada ou molho. A moqueca de peixe será o prato seguinte. A principal contribuição dos africanos à receita foi o acréscimo do leite de coco e do azeite de dendê. Na sobremesa está o mungunzá, doce criado na África que tem como base o milho.
LEIA TAMBÉM: Feirão Carro Nota 10 fecha com 90 carros vendidos no fim de semana
Publicidade
Além da culinária, a programação ainda conta com apresentações culturais e musicais, com a presença de artistas negros do Vale do Rio Pardo. Além disso, haverá uma conversa com o professor Thiago Charme.
Os ingressos custam R$ 75,00 e são limitados. Para participar, basta acessar a página do 4Black no Instagram (@4blackscs) e enviar uma mensagem.
LEIA TAMBÉM: Semana do Bem-Estar Animal inicia com 15 animais adotados
Publicidade
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, um dos idealizadores do movimento, Erick Silveira, enfatizou que o evento é aberto a toda comunidade. Afirmou ainda que, além de oferecer o contato com a raiz da gastronomia afro-brasileira, o jantar é uma oportunidade de reunir em um espaço os expoentes da comunidade negra. “Queremos conectar as potências afro e mostrar que a comunidade unida é mais forte.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.