A criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), em 2013, decretou o fim do modelo privado de pedágios, que cobrava taxas elevadas sem o devido retorno em investimentos. A EGR extinguiu 17 das 31 praças de pedágios existentes e reduziu as tarifas entre 28% e 68%. Estima-se que a economia para os motoristas em um ano chegou a R$ 400 milhões. O novo sistema trouxe transparência para a gestão com os conselhos populares, que decidem a aplicação dos recursos arrecadados com as taxas.
Estradas ganham 583 km de pavimentação
O Plano de Obras Rodoviárias tirou do papel obras demandadas há décadas pelos gaúchos cujos contratos haviam sido firmados entre 1994 e 2010.
Publicidade
As 35 obras de acessos asfálticos, ligações regionais e duplicações previstas já concluídas, significaram a pavimentação de 583 Km e investimento de R$ 769 milhões. Há outras 50 obras em andamento e 11 que serão iniciadas ainda em 2014.
Relação com governo federal agiliza 16 obras
A relação positiva entre governo do Estado e União trouxe investimentos de R$ 9 bilhões em infraestrutura para o Rio Grande do Sul. As 16 obras somarão mais de mil quilômetros de asfalto.
Publicidade
Convênios também se multiplicaram, saltando de 65 para 249, se comparados os três primeiros anos da gestão anterior e da atual.