Santa Cruz do Sul

Motoristas de aplicativo terão 11 vagas exclusivas no Centro de Santa Cruz

A segunda rodada de discussões entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Sesmob) e os motoristas de aplicativos foi realizada na tarde dessa terça-feira, 29, no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Durante o encontro, coordenado pelo titular da pasta, Valmir José dos Reis, foi apresentada a proposta de criação de 11 vagas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros nas principais ruas do centro de Santa Cruz do Sul, atendendo a uma das principais demandas trazidas nas últimas reuniões.

LEIA MAIS: Cadastro de aplicativos já conta com mais de 200 motoristas regularizados em Santa Cruz

Em um primeiro momento, Reis salientou o avanço no cadastramento das empresas junto ao Município, que passou de cinco para dez em apenas 30 dias. O destaque fica para a 99, uma das mais procuradas pelos usuários e que ainda não havia feito a regularização. A Uber, outra das mais usadas, segue com a situação em tramitação. Já o número de motoristas cadastrados na Sesmob passou de 48 para 233 no mesmo período, com outros 40 ainda aguardando a conclusão do requerimento.

Publicidade

Na sequência, as vagas exclusivas foram mostradas e debatidas com os cerca de 20 condutores de aplicativo presentes no local. Todas ficam nas ruas do Centro, como Tenente Coronel Brito, Júlio de Castilhos, Marechal Floriano e Marechal Deodoro, entre outras. Esses espaços serão usados para aguardar o embarque ou fazer o desembarque dos passageiros com segurança e solucionarão o antigo problema da falta de paradas, o que obrigava o uso de entradas de garagem e vagas para idosos ou deficientes.
Reis parabenizou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, responsável pelos cadastros, por desburocratizar o procedimento e tornar mais ágil a regularização. “O poder público não está aqui para criar empecilhos, mas para ser parceiro e facilitar a vida daqueles que querem trabalhar dentro da legalidade”, frisou.

Ao longo das conversas, os participantes sugeriram diversas alterações no posicionamento das vagas e outras ações possíveis por parte da Sesmob. Do secretário, ouviram que todas serão analisadas e atendidas de acordo com as possibilidades legais e práticas.

Ficaram estabelecidos os seguintes 11 pontos e um remanejamento:

  • Na esquina do Hospital Santa Cruz, entroncamento das ruas Marechal Floriano e Fernando Abott;
  • Em frente ao Itaú, na rua Marechal Floriano, entre as ruas Ramiro Barcelos e Fernando Abott;
  • Em frente à loja Quero-Quero, na rua Fernando Abott, entre as ruas Marechal Floriano e Tenente-Coronel Brito;
  • Em frente à Caixa, na rua Júlio de Castilhos, entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano;
  • Em frente ao Banco do Brasil, na rua Marechal Deodoro, entre as ruas Júlio de Castilhos e Ramiro Barcelos;
  • Em frente à Marlene Calçados, na rua 28 de Setembro, entre as ruas Marechal Floriano e Tenente-Coronel Brito;
  • Esquina do Ponto Alternativo, entroncamento das ruas Tenente-Coronel Brito e 28 de Setembro;
  • Em frente ao Bradesco, na rua Tenente-Coronel Brito, entre as ruas Júlio de Castilhos e Ramiro Barcelos;
  • Na esquina da Gazeta, entroncamento das ruas Tenente-Coronel Brito e Ramiro Barcelos;
  • Em frente à loja Pioneira, na rua Júlio de Castilhos, entre as ruas Tenente-Coronel Brito e Marechal Floriano;
  • Na esquina do Palacinho, entroncamento das ruas Borges de Medeiros e Marechal Floriano;
  • Remanejamento de ponto em frente à loja Prioridade 10, na rua Marechal Floriano, esquina com a Júlio de Castilhos.

LEIA MAIS: Aplicativos poderão ter vagas para embarques no Centro 

Publicidade

Mais demandas e promessa de fiscalização

Apesar de terem se mostrado satisfeitos com as recentes conquistas, os motoristas apresentaram mais demandas à Prefeitura, como a delimitação de espaço exclusivo para os carros de aplicativos no entorno da Estação Rodoviária e no Parque da Oktoberfest durante o evento, a exemplo do que já ocorre com os táxis. Da mesma forma, Valmir José dos Reis prometeu estudar alternativas e dar um retorno nas próximas semanas.

Outra solicitação foi a identificação, mediante adesivos ou assemelhados, dos veículos que são conduzidos por motoristas regularizados. Nesse momento, o procurador Vinícius Bernardon explicou que a legislação não permite essa caracterização, tendo em vista que os condutores não podem ser abordados pelo passageiro para iniciar uma corrida, mas sim chamados por meio dos aplicativos. Ainda assim, reconheceu que essa prática ocorre, sobretudo em municípios maiores e durante grandes eventos.

LEIA TAMBÉM: Motoristas de aplicativo pedem liberdade para trabalhar; leia relatos

Publicidade

Com o avanço dos cadastros, Reis afirmou que os trabalhadores terão um período para adaptação. Depois a fiscalização será intensificada para coibir a atuação dos clandestinos. “E isso será feito em respeito a vocês, que estão aqui pleiteando melhores condições de trabalho e dispostos a cumprir a legislação.” Pediu ainda para que estejam vigilantes e colaborem denunciando irregularidades percebidas no dia a dia.

No fim do encontro, alguns motoristas relataram situações já vivenciadas durante as corridas e pediram mais colaboração por parte dos passageiros. “Às vezes a pessoa chama em frente a uma loja e reclama que nós paramos do outro lado da rua, mais para frente ou para trás. Já tive uma corrida cancelada porque o cliente não quis caminhar alguns metros para embarcar”, contou um deles. Esteve presente ainda o coordenador da Guarda Municipal, Cláudio dos Santos. Os locais das vagas serão definidos e divulgados nos próximos dias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.