Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Mostra Sesi Com@Ciência começa nesta segunda-feira

Mostra acontece com estudantes das redes públicas e privada de todo o Estado

Estudantes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul estarão reunidos de segunda a sexta-feira, 13 a 17, em Canoas, na Mostra Sesi Com@Ciência Projetos e Robótica. Eles vão apresentar soluções inovadoras para problemas que identificam nas comunidades e participar de competições de robótica. A programação inclui ainda experiências interativas com o Museu da PUC/RS e oficinas de muralismo, música e dança. A participação é gratuita.

O tema da quinta edição da Mostra é “Saber questionar para conectar”, destacando a importância do pensamento crítico frente ao avanço das novas tecnologias. “Com a inteligência artificial, reforçamos a compreensão de que, mais do que saber as respostas, é preciso saber questionar. E o papel da educação é incentivar a reflexão crítica e a criatividade dos estudantes”, afirma a gerente de Educação do Sesi, Sônia Bier.

LEIA TAMBÉM: Período de matrículas da Rede Estadual para ano letivo de 2024 começa nesta segunda

Publicidade

Nos quatro dias de evento serão apresentados 190 projetos dos programas de educação do Sesi, 27 de escolas estaduais, além de representantes de redes municipais. Esta é a primeira vez que instituições da rede estadual participam do evento, com projetos que foram selecionados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Vaso automatizador

Um dos exemplos de soluções sustentáveis que será apresentado durante a Mostra Sesi Com@Ciência Projetos e Robótica é o do vaso automatizador. O trabalho é da autoria dos alunos Amanda Menezes Pereira, Ana Paula Dias de Jesus, Carolina Moura, Iasmin Freiberger Malta e Marcia Eduarda Jaeger da Silveira, com orientação de Thiago Sant’Anna e coordenação de Joice Santos Pereira, da Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí.

LEIA TAMBÉM: Última etapa de provas do Enem registra grande movimento em Santa Cruz

Publicidade

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura, durante a pandemia, as pessoas começaram a ter outras atividades, como cuidar de plantas. A partir disso, houve um crescimento no setor florista. Após esse período, o aumento de vendas no setor botânico disparou. Assim surgiu o projeto Autogarden, com o objetivo de desenvolver um vaso de plantas automatizado, focado em pessoas que possuem plantas, mas não têm tempo para cuidar delas. O vaso automatizado será feito com plástico reciclado para fins sustentáveis, e tem como finalidade principal a irrigação automática.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.