A Escola Estadual de Ensino Fundamental Lindolfo Silva, de Sobradinho, sediou nesta quinta-feira, 15 de junho, a 6ª Mostra Polo – etapa local, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento é uma feira do conhecimento, onde projetos produzidos pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com acompanhamento dos professores, ganham ainda mais destaque.
Mais de 30 projetos das escolas estaduais de Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul integraram a Mostra, após terem sido apresentados e selecionados em suas respectivas instituições de ensino. Destes, alguns serão selecionados para a próxima etapa, onde irão integrar a Mostra Regional de Projetos, que ocorrerá em Santa Cruz do Sul, em 12 de julho. O anúncio dos projetos destaques selecionados deverá ocorrer em 26 de junho.
Estiveram presentes na ocasião, os assessores pedagógicos da 6ª CRE, Mariluci Prestes Moraes Trinks, Graziela Maria Lazzari, Juliano Ferreira, Lilian Santos, Margarete Rodrigues e Lisete Nascimento, os quais tiveram a incumbência de ouvir, questionar e analisar todas as iniciativas apresentadas pelos estudantes no ginásio da Escola Lindolfo Silva. “Iniciamos com as Mostras em 2016. Vemos que os estudantes e professores se esforçaram muito e estão dando o seu melhor nos trabalhos. Está sendo muito positivo. Sempre é difícil esta tarefa de seleção. Tivemos uma adesão de em torno de 320 trabalhos entre todas as escolas da 6ª CRE, sendo que, para a etapa em Santa Cruz do Sul, serão levados somente 100. Independente disso, o objetivo maior não é a competição, mas que o professor trabalhe os conteúdos, aos quais chamamos de objetos do conhecimento, utilizando a Metodologia de Projetos. Então, só pelo fato do professor disponibilizar essa metodologia, dando a possibilidade do aluno construir seu conhecimento, desenvolvendo um projeto, promovendo o protagonismo do aluno, esse é nosso objetivo maior”, destaca Mariluci.
Publicidade
Nesta edição, o tema norteador “Educar para a Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar” é a nível estadual, uma vez que, pela primeira vez, será realizada a Mostra Estadual, em novembro, organizada pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), reunindo as 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Para esta etapa, três projetos da 6ª CRE serão escolhidos, sendo um do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, um do Ensino Fundamental – Anos Finais e um do Ensino Médio.
Conforme o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a Mostra tem uma grande importância, porque é a oportunidade que as diferentes áreas do conhecimento têm de conversar entre si. “Aí a gente vê, através das diferentes temáticas, todo o protagonismo do nosso estudante. E o que mais a gente observa não são projetos feitos para aquele momento, é a vivência do mesmo junto à escola. É a grande possibilidade, são as diferentes habilidades e competências que os nossos alunos têm de mostrar toda a aprendizagem, todo esse conhecimento que se dá dentro da sala de aula ou até mesmo fora dela”.
Entre as temáticas abordadas nos trabalhos apresentados em Sobradinho estão questões ligadas ao meio ambiente, ao uso de dispositivos tecnológicos, comunicação, doação de sangue, entre outros, em projetos interdisciplinares. “A ideia é que os projetos tenham uma continuidade, inclusive, temos iniciativas, em determinados Polos, que já estão no sexto ano de execução, com as novas turmas dando sequência neste processo, para manter esta ideia de sustentabilidade como continuidade também”, salienta Graziela.
Publicidade
Conforme o diretor da Escola Lindolfo Silva, Marciano Rubert, é um privilégio sediar o evento pelo segundo ano consecutivo e receber tantos projetos maravilhosos. “Vemos as crianças em busca do conhecimento, procurando embasamento e o auxílio dos professores. Para nós é sempre um prazer receber a todos em nossa escola e é gratificante poder despertar esse interesse pela Ciência”, enfatiza.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade