Santa Cruz do Sul

Mostra no Museu do Colégio Mauá homenageia Silverius Kist

O Museu do Colégio Mauá inaugurou na tarde dessa terça-feira, 9, uma exposição sobre Silverius Kist. Estão reunidos itens pessoais dele que estavam guardados pela família e foram doados à instituição para que sejam preservados da maneira correta e possam ser conferidos por toda a comunidade. A mostra ficará no local até o dia 6 de setembro, de terças a sextas-feiras, das 14 horas às 17 horas.

O ingresso custa R$ 5,00 para aposentados e estudantes e R$10,00 para o público geral. Os agendamentos de grupos devem ser feitos pelo telefone 3715-0496. A cerimônia de abertura contou com a presença da viúva de Silverius, Sônia Marli Kessler Kist, líderes políticos regionais e amigos do ex-deputado, morto em 2012, aos 83 anos. O coro infantil do Colégio Mauá, composto por alunos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental, também participou.

LEIA TAMBÉM: Moda e Atitude embalam Aulão de História do Mauá

Publicidade

Conforme o diretor do educandário, Nestor Raschen, Kist era um grande apreciador de corais e por isso a decisão de levar as crianças. Em 1985, quando o político recebeu o Prêmio Springer, o coral de adultos do Mauá foi até a Assembleia Legislativa para cantar durante a solenidade.

“Através desta exposição, queremos prestar uma homenagem ao político e ser humano que tanto se dedicou para a nossa cidade e região, sempre preocupado com as causas importantes, entre elas, a educação”, destacou Raschen. Além dele, falaram o ex-prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff; o ex-prefeito de Sobradinho, Lademiro Dors e o ex-diretor do Colégio Mauá, Osvino Toillier. Todos conviveram e tiveram uma relação próxima com Kist, tanto de amizade como profissional. O espaço ficou pequeno para o número de pessoas presentes.

Sônia contou que durante uma visita da diretora do museu, Maria Luíza Rauber Schuster, em sua casa, foi discutida a possibilidade de doar os pertences de Silverius Kist à instituição para garantir a preservação. Ao todo, as fotografias, documentos e discursos renderam 75 álbuns encadernados. Estão expostos ainda ternos, canetas, agendas, materiais de campanha, relógios, placas e mimos recebidos pelo político ao longo da carreira. Quase tudo ficará guardado no acervo e será conservado para que as gerações futuras possam ter acesso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aula prática mostra a estudantes da Unisc os benefícios da tecnologia para o campo

“Neste mesmo 9 de julho, há 12 anos, nós estávamos chorando a partida dele. Hoje, estamos aqui relembrando tudo o que o Silverius fez por Santa Cruz e pela região. É um grande presente”, afirmou Sônia ao agradecer a todos os envolvidos na homenagem.

Quem foi

O homem que dá nome ao Centro Administrativo I de Santa Cruz do Sul, na Rua Coronel Oscar Jost, é considerado um dos políticos mais reconhecidos da história local. Nascido em Alto Trombudo, hoje Vale do Sol, trabalhou na agricultura com os pais. Estudou o primário e os primeiros anos do ginasial em Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Completou seu período estudantil em Guaporé, onde fez curso para atuação como professor rural e, em seguida, técnico em contabilidade. Em 1963 foi eleito vice-prefeito santa-cruzense, mas não chegou a concluir o mandato. Elegeu-se deputado estadual em 1966, com reeleições em 1970, 1974, 1978 e 1982. Nesta trajetória foi um das vozes mais representativas da região no cenário político.

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM GERAL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.