A partir deste sábado, 14, por uma semana, a Prefeitura de Rio Pardo, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, realiza a mostra fotográfica Rio Pardo – Memória e Monumento. A iniciativa tem como objetivo ressaltar o patrimônio histórico e cultural tombado do município, mostrando o antes e o depois dos locais.
As fotos atuais são do fotógrafo Igor Flamel, de 23 anos. Formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ele salienta que a exposição ocorre dentro da programação da Semana do Patrimônio Estadual via Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS), através do Arquivo Histórico da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, cuja equipe teve a ideia de realizar essa mostra.
“As fotos antigas são dos 15 prédios tombados de Rio Pardo e fazem parte do próprio Arquivo Histórico. Os historiadores Neusa Quadros e Márcio da Silva realizaram a seleção das imagens antigas. Então, me convidaram para fazer a reprodução das fotos atuais desses monumentos”, conta.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Hino rio-grandense nasce em Rio Pardo
Publicidade
Segundo Flamel, o estudo da mostra começou em junho e as fotos foram feitas a partir de julho, nos fins de semana. “Sou um apaixonado por Rio Pardo, pela história. Como fotógrafo, vejo através das lentes aquilo que quero mostrar para que todos possam visualizar as belezas da nossa história. Nasci e cresci no interior de Rio Pardo, em Capão da Coalhada. O interior é enorme, é bonito, é leve. Tenho certeza de que todo fotógrafo amaria fotografar Rio Pardo e eu tive esse privilégio”, frisa.
As fotos estarão expostas durante a semana na sala de exposições do Centro Regional de Cultura, e receberá visitantes de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: o museu que guarda a memória e a fé de Rio Pardo
Publicidade