Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VERA CRUZ

Mostra do Conhecimento estimula pesquisa em aula

Foto: Rodrigo Assmann

Grupo de Luísa apresentou o trabalho sobre consumo consciente através de resíduos

A manhã de sábado foi de partilha de conhecimentos e resultados no Instituto Sinodal Imigrante, em Vera Cruz. Durante mais uma Mostra do Conhecimento, os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio receberam familiares e comunidade para apresentar cerca de 50 trabalhos e projetos de iniciação científica desenvolvidos ao longo do ano. De acordo com a diretora, Danieli Eichwald, a mostra é a culminação da atividade com a apresentação de tudo o que foi feito nos últimos meses. Todas as turmas iniciaram seus projetos a partir do levantamento de temáticas que neste ano tiveram o viés da sustentabilidade. “Eles são convidados a olhar para a comunidade local e regional para verem as necessidades e desenvolver o projeto a partir disso”, explicou Danieli.

A atividade ocorre a cada dois anos, e cada turma realiza o trabalho conforme seu contexto escolar. “É fundamental para os estudantes desenvolver esse olhar crítico e pesquisador. Observar as situações e tomar uma atitude”, salientou a diretora. A oralidade e a apresentação também são importantes na produção dos trabalhos, assim como seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

LEIA TAMBÉM: Colégio Marista São Luís dá destaque para a arte negra

Publicidade

A partir do projeto Consumo consciente aplicado a resíduos têxteis, as alunas do 7º ano do Ensino Fundamental Amanda Konzen, Amanda Kretzmann, Fernanda Vieira, Isabeli Theisen e Luísa Ruhoff, todas de 13 anos, abordaram o assunto a partir da confecção de peças como luvas, saias e bolsas, a partir de tecidos usados. Esses itens foram produzidos mediante doações de calças jeans por parentes e amigos. 

A ideia surgiu a partir de Luísa, que possui uma bolsa feita de material reciclável. Ela apresentou essa peça para as demais colegas, que aprovaram a iniciativa. “Escolhemos nos aprofundar nesse assunto porque entendemos que, com essas práticas diárias, podemos minimizar os impactos ambientais na terra e ajudar as gerações futuras”, explicou Luísa. As estudantes também apresentaram o trabalho na Feira de Ciências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e obtiveram destaque durante a iniciativa.

Através do foco na sustentabilidade em conjunto com a produção rural, as alunas do 2º ano do Ensino Médio Camilla Mueller, 16, Ketlyn Flores, 16, Letícia Hanemmann, 16, e Tauany Moraes, de 17 anos, apresentaram o projeto Agricultura familiar: geração de renda e alimentos de qualidade. O trabalho surgiu em virtude da proximidade de algumas das integrantes do grupo com a agricultura familiar. As colegas fizeram pesquisas e conversaram com o agricultor Sérgio Frantz e também com representantes da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec).

Publicidade

A partir dos encontros, elas criaram panfletos que foram divulgados pelas redes sociais da escola e autoridades, como o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker. “Alcançamos nosso objetivo de aumentar a visibilidade dos agricultores, destacando seu papel fundamental na geração de renda e garantia de alimentação”, comentou Camilla.

LEIA TAMBÉM: Estímulo para desenvolver produtos em comunicação

A importância do apoio familiar 

A presença dos familiares foi um dos grandes destaques da Mostra do Conhecimento. Felipe Oliveira e Jenifer Behling, ambos de 33 anos, acompanharam o filho Joaquim Oliveira, 7. Ele é aluno do 1º ano do Fundamental e fez um trabalho sobre peixes. Durante a mostra, ele visitou os estandes dos colegas de escola e fez anotações para realização de um trabalho em sala de aula.

Publicidade

Felipe e Jenifer foram conferir o trabalho feito pelo filho Joaquim durante a mostra

Felipe comentou que ele e Jenifer buscam participar das atividades do filho na escola para incentivá-lo nos estudos. “Nós tentamos ao máximo acompanhar ele e apoiar. A gente acredita que a proximidade da família é fundamental.” Jenifer contou que quando um não pode comparecer, o outro acompanha Joaquim nos afazeres. “É importante para ele se sentir entusiasmado e se interessar mais.” 

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.