A nona Mostra de Vídeos dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, já está movimentando as turmas do educandário. Tradicional projeto, idealizado no ano de 2013 pelo professor de Língua Inglesa, Nelton Turcatto, ano após ano propõe aos alunos se expressarem sobre temáticas de relevância social, utilizando, para isso, recursos audiovisuais.
Em 2024, cada turma participante, como de costume, ganhou uma música/videoclipe tema para inspirar a produção de um roteiro e das cenas. Os estudantes têm o prazo de 90 dias para reunir as ideias, escrevê-las, encaixar na temática, ensaiar, gravar e editar, transformando isso em vídeos de até 12 minutos e 30 segundos.
Ao final deste prazo de três meses, que culmina em 2 de agosto, os curtas-metragens são apresentados para a comunidade escolar, em um evento especial, e avaliados por uma comissão julgadora. A premiação do melhor filme e de melhor ator/atriz vai além das medalhas e troféu, se refletindo no contexto de aprendizagem, trabalho em equipe e cumprimento de prazos ao longo deste percurso, que são ganhos valiosos para a caminhada dos jovens, inclusive despertando ou aprimorando talentos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estudantes contam processo de produção para nova edição da Mostra de Vídeos
A Mostra de Filmes é regida por um regulamento, com critérios e prazos a serem cumpridos para melhor andamento dos trabalhos. Os alunos são convidados a usar a imaginação e criatividade para pensar ângulos, cenários, composições e contam até mesmo com integrantes dedicados ao segmento de maquiagem, para que as produções ganhem cada vez mais qualidade e a identidade de cada turma, mas também pensando na avaliação do público. Para rodar as cenas, os participantes podem fazer uso de celular ou câmeras, além de outros equipamentos que auxiliam na captação de imagem e áudio, bem como programas de edição para montagem do material. Além dos curtas, os alunos costumeiramente realizam uma apresentação da produção, momento em que podem destacar aquilo que quiseram expressar ao longo de todo o trabalho.
Em visita recente à redação do Jornal Gazeta da Serra, alunos representantes das turmas envolvidas nas atividades compartilharam como tem sido o trabalho conjunto, de assimilar a temática proposta com as muitas ideias que surgem e gerenciar os recursos humanos, locações e materiais para transformar tudo isso na Mostra de Vídeos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tradição da Mostra de Vídeos é retomada na Escola Copetti
Vídeo baseado em trilha sonora em composição – “Nosso tema é superação. Vai tratar da história de um idoso, que tenta superar traumas passados. Um de nossos amigos está fazendo uma música para que possamos usar, profunda, de acordo com o que queremos passar no enredo. É um trabalho muito legal de fazer e bem interessante para nós.” – Miguel Yoshio dos Santos Sera (turma 302)
Vídeo com base na canção “Exagerado”, de Cazuza, e outras trilhas – “Nosso tema é o namoro na adolescência. São dois casais com histórias retratadas no filme. Procuramos retratar dois namoros, porque a gente sabe que essa fase da vida é um pouco conturbada, por mais que seja boa, mas é onde são tomadas muitas decisões, e o namoro é uma responsabilidade muito grande. E também cada pessoa tem uma experiência própria. Fomos bem detalhistas em nosso roteiro. Temos menos pessoas na equipe, mas cada um com suas atribuições. Também pegamos algumas referências de produções independentes.” – Juliana Mainardi (turma 204) e Claudini da Cruz de Oliveira (turma 203)
Publicidade
Vídeo com base na trilha “Gentileza”, de Marisa Monte – “Nosso filme se trata da história de José Datrino, o Profeta Gentileza, tendo como música Gentileza, de Marisa Monte. Nossa produção já está sendo conduzida desde o momento que recebemos o tema. Estamos com o roteiro encaminhado e começamos a gravar algumas cenas, bem como já temos as divisões dos trabalhos. A nossa turma é bastante unida, o trabalho está se desenvolvendo bem, então vai ser uma experiência boa tanto para nós como para quem vier a assistir.” – Eduardo Lasta Cembrani e Karen Luisa Rech (turma 103)
Vídeo com base na música “Dança do Tempo”, do Nenhum de Nós – “Nosso tema principal é empatia, e estávamos com um desafio para onde guiar as ideias, então a gente encontrou uma maneira de abordar através de um documentário. Como o projeto havia iniciado alguns dias antes, após a enchente definimos que o assunto seria o guia para nosso trabalho. Com isso tratar sobre nossa cidade, mas também retratar como o estado ficou e como as pessoas estão tendo empatia umas com as outras e sendo solidárias. A gente observou tudo o que está acontecendo, mesmo que algo muito triste, mas a gente reconhece que tem disponibilidade e como ajudar de alguma forma, então também através do documentário queremos que seja uma forma das pessoas entenderem que, cada um fazendo um pouquinho, já é uma ajuda para qualquer pessoa. Qualquer gesto, ação nossa, pode fazer a vida de uma pessoa melhor.” – Rhavini Pereira do Amaral, Michelline Cavalheiro e José Luiz de Oliveira Filho (turma 102)
Vídeo com base na música “Que País É Este?”, de Legião Urbana – “É um tema complexo e parte de uma pergunta. Temos uma equipe grande de roteiristas, assim como já ficou definida a equipe de gravação e equipamentos. Estamos nos alinhando na turma para que consigamos chegar ao nosso objetivo final. Por ser um tema que trata do Brasil, podemos abordar o lado bom, como a questão cultural, e retratar também o outro lado. Como a nossa turma chegou a várias ideias, o filme vai retratar três vidas/personagens distintos, de pontos e visões diferentes. Estamos priorizando também a questão da qualidade do material.” – Maria Gabriela Nunes, João Antonio Pereira e Alex Kainãn da Silveira Lopes (turma 101)
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.