Há quase três décadas acolhendo a comunidade de Santa Cruz do Sul, o Mosteiro da Santíssima Trindade busca ajuda para a construção de sua igreja. Localizado em Linha Travessa, o prédio conta com quartos, cozinha, refeitório, biblioteca, enfermaria, oficinas de trabalho e área para demais atividades. No entanto, o espaço litúrgico, no auditório, está sobrecarregado pela demanda de fiéis nos dias de cerimônias religiosas.
Conforme a madre prioresa do mosteiro, Roberta Peluso de Oliveira, o projeto do terreno já contava com uma igreja; no entanto, a primeira prioridade foi a criação de uma instalação para as irmãs. “Adaptamos o auditório, mas não foi feito para isso. Vemos a necessidade de criar a igreja, um espaço próprio para orações e para receber as pessoas”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Primeiro ganhador da Assinatura Premiada retira o prêmio de R$ 10 mil
Publicidade
O local recebe oração de vésperas todos os dias, às 17h30, e missa todos os domingos, a partir das 9h30. Segundo Roberta, os eventos religiosos contam em média com 30 pessoas, mas em datas específicas o público chega a cerca de 80 participantes. “É difícil até para uma irmã fazer os votos, devido à falta de espaço. Às vezes precisamos ir até a Igreja da Ressurreição”, afirma.
A nova igreja deve seguir com a mesma estrutura da capela da torre do sino, sendo um espaço hexagonal com cerca de 200 metros e que poderá receber em torno de 150 pessoas. “Terá altura de dois andares, para que a cruz continue sendo o símbolo do mosteiro”, explica Roberta.
LEIA TAMBÉM: Rota de Santa Maria espera começar detonação de rochas na RSC-287 neste sábado
Publicidade
A expectativa é de que a obra tenha início em fevereiro do ano que vem. No entanto, para concretizar o projeto, as irmãs aguardam pela ajuda da comunidade.
Roberta lembra que na época da enchente que atingiu o Estado, em maio deste ano, o mosteiro acolheu um grupo de pessoas das imediações que tiveram suas casas atingidas. Também fizeram uma parceria com o Grupo do Bem para distribuição de itens de maior necessidade e criaram um canto da solidariedade para recolhimento de produtos para as famílias.
LEIA TAMBÉM: Lista de contemplados com vagas na Educação Infantil é divulgada; confira
Publicidade
Agora as irmãs querem prover o apoio espiritual, para continuar alimentando a fé das pessoas e para que tenham um novo lugar de acolhimento. “Percebemos que o momento de fazer a igreja é agora, para que ela e o mosteiro se tornem um marco de fé”, frisa. Agradecendo o apoio recebido da comunidade de Santa Cruz durante os anos de instalação, Roberta pede para que a cidade abrace a campanha pela igreja. “Santa Cruz merece. O mosteiro não é das sete irmãs que aqui vivem, é de toda a comunidade.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.