Querido, amigo, líder, alegre, motivador, sábio. São várias as qualidades que as pessoas próximas ao professor Rodrigo Bartz relembraram desde a manhã dessa segunda-feira, quando as primeiras informações sobre sua trágica morte começaram a circular. O homem de 39 anos faleceu no início da madrugada dessa segunda-feira, após colidir sua Honda Biz, com placa de Vera Cruz, contra uma árvore na Rua Tenente Coronel Brito, próximo do cruzamento com a Rua Galvão Costa, no centro de Santa Cruz do Sul. O Corpo de Bombeiros foi acionado por um taxista, que passou pelo local e viu a situação.
LEIA MAIS: Motociclista morre após colidir em árvore no Centro de Santa Cruz
Ao longo do dia, muitas mensagens de luto foram publicadas nas redes sociais. Em uma delas, a equipe Xiruz postou fotos e um texto emocionante, que relembra a passagem de Bartz como membro do grupo que participa da tradicional Gincana de Vera Cruz. Rodrigo foi fundador da Xiruz. “Te perder não estava previsto em nenhuma tarefa de lógica, em nenhum enunciado, em nenhum enigma”, diz parte da publicação.
Publicidade
Bartz atuava como professor na Faculdade Censupeg, em Santa Cruz, na correção e orientação de alunos no artigo final (TCC), nos cursos de pós-graduação. As escolas Ernesto Alves de Oliveira e Alfredo José Kliemann emitiram notas de pesar pela morte do professor. Ele também integrou por muitos anos a equipe de Avaliação de Redações de Vestibular da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Era graduado em Letras pela Unisc e fazia doutorado na mesma área. A doutora em Comunicação Social Ângela Cristina Trevisan Felippi, professora da Unisc, lamentou a morte precoce do aluno. Ela era orientadora no desenvolvimento da tese de doutorado de Rodrigo, que tinha como tema o crescimento editorial das biografias das personalidades vivas. “Ele tinha um carinho por esse estudo das biografias, desde a graduação e o mestrado. Dedicava-se a observar, estudar e compreender esse fenômeno editorial que tem se construído no Brasil e em outro lugares do mundo”, disse Ângela. Bartz defenderia a tese no segundo semestre deste ano.
“Ele era um aluno muito dedicado e um profissional bastante envolvido com seu trabalho. Deixa uma história de dedicação e carinho no programa de pós-graduação em Letras da Unisc. Não só eu, como todos os professores, estamos profundamente tristes com essa notícia. Foi uma vida ceifada precocemente e vai deixar muita saudade”, complementou Ângela.
Publicidade
Inquérito
As causas do acidente que provocou a morte serão investigadas pela Polícia Civil. Imagens de câmeras devem ser analisadas para verificar a possibilidade ou não de que mais veículos tenham participado do fato. “Já há um inquérito policial instaurado para apurar as circunstâncias do acidente”, comentou a delegada Ana Luisa Aita Pippi, responsável pela 1ª Delegacia de Polícia.
LEIA TAMBÉM: Professores de Santa Cruz são selecionados para o Pré-Enem
“Aluno cheio de vida”, afirma ex-professora
Rodrigo Bartz possuía um canal no YouTube em que postava videoaulas, chamado RB Redações Enem e Linguagens. Bastante emocionada, a professora Ângela Fronckowiak, do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, e dos programas de pós-graduação em Letras e em Educação da Unisc, conhecia Rodrigo há 20 anos, desde quando ele entrou no curso de Letras. Ela ficou sabendo do acidente pela manhã, ao ser informada por alunos quando estava corrigindo trabalhos. “Era um aluno cheio de vida, muito especial, disposto a aprender. Não tinha quem não conseguisse ficar sem rir com ele, devido à sua alegria.”
Publicidade
Ângela, que foi professora de Bartz nas disciplinas de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literatura Infantojuvenil, relembrou de quando Rodrigo venceu um prêmio para ter um poema publicado no livro Poesia livre, de 2015. “A primeira coisa que ele fez quando ganhou o prêmio foi me trazer o livro com a dedicatória. Sua história é muito bonita, de muito trabalho, e ele deixará muita saudade.”
O corpo de Rodrigo está sendo velado desde a tarde dessa segunda-feira no Clube Vera Cruz. O velório segue até as 11 horas desta terça-feira, 19. Após, será encaminhado até o Memorial Crematório São José, de Caxias do Sul. Rodrigo deixou enlutados a mãe Idê Cecília Bartz, a irmã Graziele Bartz e os filhos Pedro Henrique Bartz e Livia Kny Bartz.
LEIA TAMBÉM: Criança morre ao ser atingida por disparo acidental feito pelo pai em Vera Cruz
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!