Regional

Morte de Pedro Schwengber pega os amigos de surpresa; veja a trajetória

O diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber, faleceu na tarde dessa terça-feira, 30, em sua residência, no centro de Venâncio Aires. Ele era considerado o embaixador da Capital do Chimarrão e um dos expoentes na divulgação da bebida típica dos gaúchos, tanto no Estado como em outras regiões do País e até no exterior. Em 2016, Pedrão, como era conhecido, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção da Assembleia Legislativo. Schwengber tinha 71 anos e deixa enlutados os filhos Rosileia e Tiago.

LEIA TAMBÉM: Morre o diretor da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, aos 71 anos

Pedrão participou nos últimos anos, com a Escola do Chimarrão, dos principais eventos no Estado e fora dele, com a oficina sobre aspectos culturais, sociais, propriedades medicinais e também o chimarrão em si, com a apresentação de 36 formas de preparo. Na Expoagro Afubra deste ano, por exemplo, apresentou o chimarrão feito em 11 segundos e a bomba de aço inoxidável com mil furos, uma proposta inédita da Escola do Chimarrão.

Publicidade

O Projeto Escola do Chimarrão foi lançado na Semana Farroupilha de 1998 pela Ervateira Rainha dos Pampas, de Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, com o objetivo de difundir e estimular o hábito salutar da bebida típica dos gaúchos. Diante da repercussão e resultados alcançados com o trabalho em escolas, clubes de serviços, eventos e outras atividades, em 5 de julho de 2004 ocorreu a fundação da ONG Instituto Escola do Chimarrão.

LEIA TAMBÉM: Escola do Chimarrão acaba por ser uma atração à parte no evento

A entidade chegou a integrar um grupo de 80 gaúchos que fez um tour por cinco países da Europa. Em todos os eventos, Pedro Schwengber sempre estava presente para repassar os seus conhecimentos. A morte pegou o grande número de amigos e conhecidos de surpresa. Na segunda-feira, Pedrão ainda participou com a Escola do Chimarrão de um evento em Rio Grande, onde fez foto ao lado do governador do Estado. Eduardo Leite postou a imagem no seu Twitter ontem ao saber do falecimento, com a mensagem: “Chocado com a morte de Pedro Schwengber, fundador da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, que faleceu hoje aos 71 anos. Ainda ontem o encontrei em evento em Rio Grande, atento e gentil como sempre. Um dedicado promotor da nossa cultura. Meus sentimentos a família e amigos.”

Publicidade

Os atos fúnebres estão sob a responsabilidade da Funerária Kist. O velório é realizado nesta quarta-feira, 31, na Câmara de Vereadores, e o sepultamento será à tarde, no Cemitério Municipal. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, decretou luto oficial de três dias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.