ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Morre o último pracinha da FEB na região do 7º BIB

Vedoy da Silva recebeu homenagem do quartel de Santa Cruz quando fez 100 anos

O último ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial na região vinculada ao 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), José Maria Vedoy da Silva, foi sepultado nessa terça-feira, 2, no Cemitério Católico de Boqueirão do Leão. Seu Dedé, como era conhecido, faleceu aos 103 anos na segunda-feira, em Lajeado, onde residia. Nos últimos dias estava internado no Hospital Bruno Born.

O pracinha serviu à Pátria na Itália, entre julho de 1944 e agosto de 1945. Integrou a infantaria da força aliada na batalha de Monte Castelo. No final de março de 2021, quando completou 100 anos, uma comitiva formada por cinco oficiais e banda se deslocou do 7º BIB, em Santa Cruz do Sul, até a residência de José Maria, no Bairro Jardim do Cedro, em Lajeado, para homenageá-lo. A visita foi acompanhada pela Gazeta do Sul. A vizinhança registrou, por meio dos celulares, a chegada dos militares ao local. Todos fizeram deferência ao herói nacional.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estado recolhe 87% da receita projetada com o IPVA 2024

Publicidade

O comandante do 7º BIB na época, coronel Fernando Barcellos da Rosa, foi recepcionado pelo filho Darci Vedoy e pela esposa Isolete Vedoy. Também estavam presentes o neto Cleimar Vedoy e a esposa Daniela Ermel e a bisneta Heloísa Vedoy, que havia nascido há 10 meses. Até então, José Maria não se deslocou até o 7º BIB para a prova de vida anual somente em 2020 e 2021, por causa da pandemia.

Em 2018, Vedoy havia recebido a Medalha da Vitória. Já em 1965, o reconhecimento foi a Medalha da Campanha. Em 2022, foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Museu Militar Brasileiro. O agraciamento, conforme o Museu Militar Brasileiro, ocorreu devido aos seus feitos realizados na 2ª Guerra Mundial. José Maria casou-se com Erna Berghahn da Silva, falecida há 36 anos. Com ela teve nove filhos, 29 netos e 30 bisnetos. Ele ainda teve outras duas companheiras. Seu Dedé era natural da localidade de Passo das Pedras Brancas, em Boqueirão do Leão.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta