Geral

Morre o padre jesuíta gaúcho Roque Schneider, aos 90 anos

Faleceu neste domingo, 26 de fevereiro, em São Paulo, onde estava radicado, o padre jesuíta gaúcho Roque Schneider. Ele estava com 90 anos, completados no último dia 14 de janeiro. Natural de Cerro Largo, onde nasceu em 1933, padre Roque, que estava vinculado a Arquidiocese de São Paulo, cumpriu uma muito exitosa carreira de apoio espiritual, com dedicação intensa igualmente a reflexão, produção intelectual e pesquisa.

Era tio e padrinho do geólogo, ambientalista e escritor José Alberto Wenzel, colunista da Gazeta do Sul. Viera a Santa Cruz do Sul por ocasião de lançamento de livro de seu sobrinho e afilhado. Quando do lançamento do livro “Natália Missioneira”, em 8 de março de 2015, no qual Wenzel homenageia a sua mãe, padre Roque inclusive rezara missa junto a igreja da Ressurreição. De outra obra de Wenzel, “Pampa Verde Verde – Ecologia: ruptura, método e síntese”, de 2010, padre Roque inclusive assinara prefácio e posfácio.

Schneider foi, ele próprio, um prolífico escritor. Deixou mais de 150 livros elaborados e publicados, alguns dos quais verdadeiros best-sellers na área da espiritualidade. Neles, compartilhava seus vastos e profundos conhecimentos em áreas como Letras Clássicas, Filosofia e Teologia, realizados com os padres jesuítas, sendo que sua formação ocorreu em São Leopoldo. Boa parte de sua obra foi lançada pelas prestigiosas Edições Loyola e ainda pelas Edições Paulinas, em títulos como “Na escola da vida”, “Oração e silêncio” e “A espiritualidade do coração de Jesus”.

Publicidade

Padre Roque ampliou conhecimentos no setor da comunicação social na Itália, no México, nos Estados Unidos e na BBC de Londres, na Inglaterra. Vários de seus livros estão traduzidos na Colômbia, na Argentina, no Chile, na Venezuela, no Paraguai e nos Estados Unidos. No Rio Grande do Sul, foi diretor das revistas O Eco, A Conquista e Mensageiro do Coração de Jesus. Teve um programa diário na rede MilíciaSAT, que transmitia para 135 rádios no País, e na Rede Vida apresentou diariamente os programas “Momentos de Reflexão” e “Oferecimento do Dia” e mensalmente a Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus. Foi diretor nacional do Apostolado da Oração e membro da Academia Cristã de Letras, em São Paulo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.