Cultura e Lazer

Morre o ator gaúcho Sirmar Antunes

O ator Sirmar Antunes, de 66 anos, que integrou elenco de produções como A Casa das Sete Mulheres e Netto Perde sua Alma, morreu neste sábado, 6, em Porto Alegre. A causa da morte não foi divulgada. O velório será no cemitério João XVIII.

LEIA TAMBÉM: Sirmar Antunes: “Ainda não somos protagonistas de nossas histórias”

Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), lamentou a morte do ator. “Sirmar Antunes deixa um vasto legado artístico, obras que levam seu talento e contribuição à cultura do nosso estado”, diz o texto.

Publicidade

Presença em Santa Cruz

Sirmar era considerado um dos principais atores gaúchos. Com 48 anos de carreira, atuou em dezenas de filmes, peças teatrais, documentários e minisséries. Em outubro do ano passado, ele esteve em Santa Cruz do Sul para a exposição Pretos na Tela, da fotógrafa Dulce Helfer. Na ocasião concedeu entrevista à Gazeta do Sul e falou sobre a carreira e temas como a presença do negro em mídias.

LEIA TAMBÉM: Mostra ‘Pretos na Tela’ abre nesta sexta; leia entrevista com fotógrafa

O ator conquistou vários prêmio ao longo da carreira. Em 2003, recebeu da Sociedade Cultural Floresta Aurora o título de Personalidade da Comunidade Negra. Em 2010, recebeu a Medalha Do Mérito Farroupilha, honraria máxima do Legislativo gaúcho, por serviços prestados à cultura e à arte.

Publicidade

No ano de 2017, recebe homenagem no Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada. Antunes também foi o homenageado da primeira edição do Festival Cinema Negro em Ação, em 2020.

Em 2021, foi o vencedor do Prêmio Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado, por sua contribuição ao audiovisual do RS. Em 2022, passou a integrar o corpo de professores do Iecine, onde ministrava a oficina de Interpretação para Cinema.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.