O ambiente do ensino superior em todo o Vale do Rio Pardo está em luto. Morreu na tarde desta segunda-feira, 27, aos 70 anos, Nelci Gauciniski, que atuou junto à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) por mais de quatro décadas, tendo sido referencial para gerações de acadêmicos por sempre conduzir e acompanhar as solenidades de formatura. O velório será nesta terça-feira, 28, a partir das 10 horas, na capela da Funerária Halmenschlager, e o sepultamento às 16 horas no Cemitério Municipal de Santa Cruz do Sul.
Nascida em 13 de novembro de 1951, ela deixa enlutados o marido Mauro Scafini Gauciniski e os filhos Juliano; Jeferson e esposa Ana Carla Arend; e Jonathas e namorada Litiele Evelin Wagner, além do neto Oscar Arend Scafini Gauciniski, bem como os demais familiares, amigos e colegas. Inicialmente técnica administrativa junto à instituição de ensino, posteriormente Nelci coordenou a Secretaria Geral Acadêmica.
LEIA MAIS: Morre o ilustrador rio-pardense Benicio
Publicidade
A Unisc emitiu nota ao final da tarde desta segunda-feira, na qual destacou a importância da trajetória de Nelci. “Foram inúmeras as solenidades de formatura que Nelci organizou, estando presente em muitas delas, celebrando a conquista dos acadêmicos com amor. O cuidado e a atenção com estes momentos tão especiais eram uma marca desta excelente profissional”, diz a nota. “Além disso, ela participou de momentos essenciais na história da instituição. Em 1993, quando a Fisc se tornou Unisc, Nelci estava conosco. Também acompanhou a implementação de novos cursos de graduação ao longo dos anos e, recentemente, a Reinvenção Pedagógica da Unisc. Sabemos que a Unisc foi uma parte importante da vida da Nelci. E a Nelci sempre será parte importante da nossa Universidade. Por seu comprometimento e carinho com a Unisc, seu nome ficará marcado nas lembranças. Prestamos as nossas condolências a familiares, amigos e colegas. Ficam as boas memórias e a certeza de que Nelci cumpriu uma bela jornada aqui”, finaliza o comunicado.
A professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, ex-reitora que entregou o cargo ao seu sucessor, Rafael Frederico Henn, na semana passada, também se manifestou. “Nelci sempre foi uma amiga e colega muito querida, dedicada e zelosa. Sempre presente nos vestibulares, nas formaturas e eventos institucionais, fez parte da construção da universidade e deixa memórias e um grande legado. Nossa gratidão eterna a Nelci, que leva um pedaço da Unisc em seu coração e deixa muito carinho, amor, cuidado e profissionalismo. A comunidade Unisc está em luto. Fica a saudade e para sempre a sua lembrança”, salientou Carmen.
LEIA TAMBÉM: Histórias de professor
Publicidade
Outro profissional que atuou por muitos anos ao lado de Nelci e com ela conviveu é o professor Elenor José Schneider, colunista da Gazeta do Sul. Ele diz ter acompanhado com aflição a doença dela e ter recebido com tristeza a notícia da morte. “Como pró-reitor de graduação, trabalhei muito próximo dela durante seis anos. Além de ser uma pessoa afável, receptiva, foi uma profissional responsável e do mais alto valor”, ressalta.
“Sempre preocupada, procurou incansavelmente estar à disposição da Unisc, cujo sangue fluía em suas veias. Tudo que fazia tinha que sair da melhor forma possível. Nas formaturas, não podia haver uma vírgula fora do lugar. Na condução da Secretaria, foi zelosa, cuidadosa, minuciosa, para que nada se afastasse do justo, do correto, do legal”, complementa Elenor. “Da Unisc, despede-se uma funcionária exemplar, dedicada, estimada por todos. Eu perco uma amiga querida. Não gostaria de viver essa perda, mas Deus sabe dos nossos destinos. Meu abraço fraterno e solidário à família. Meus votos de pesar a toda a comunidade da Unisc.”
LEIA MAIS: Morre o pastor Henrique Guilherme Scherer, da IECLB, aos 62 anos
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.