Internado há 21 dias no hospital de Canoas, após um acidente de trânsito ocorrido em Encruzilhada do Sul, faleceu nesta quarta-feira, 8, José Gilberto de Oliveira Tuhtenhagem, um dos fundadores do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Tuhtenhagem deixa a esposa Nilce e os filhos Thayse e Gustavo. O agricultor ficou ferido em um acidente ocorrido na manhã do dia 14 de fevereiro. Na ocasião, ele conduzia uma Montana pela Avenida Zeferino Pereira Luz, em Encruzilhada do Sul, quando colidiu na traseira de um trator. Com o choque, o carro em que ele estava pegou fogo e Tuhtenhagem foi retirado do automóvel pelos motoristas do trator e de outro veículo.
O agricultor recebeu os primeiros socorros em Encruzilhada e foi encaminhado para Canoas com uma fratura na bacia e na perna. Desde então esteve intermado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quase sempre sedado, mas acabou morrendo em função de duas paradas cardíacas.
Publicidade
QUEM ERA
Gilberto Tuhtenhagem era produtor rural e como líder iniciou sua trajetória no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do qual foi presidente. Foi um dos fundadores do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), presidiu a Cooperfumos, foi diretor da Unidade de Sementes Crioulas e do Centro de Formação do MPA em Santa Cruz do Sul. Foi vereador pelo PT durante duas legislaturas em Encruzilhada, disputou a Prefeitura em 2000 e foi candidato a vice-prefeito no último pleito. Atualmente ocupava a presidência do PT encruzilhadense.
Publicidade