Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUTO

Morre Dietrich Guenther Daehn aos 84 anos

Morreu na noite dessa sexta-feira, 6, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, o militar e ex-professor santa-cruzense Dietrich Guenther Daehn, aos 84 anos. Ele estava internado desde o dia 13 de novembro, tratando complicações da Doença de Parkinson.

O capitão reformado atuou por muitos anos no extinto 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz), em Santa Cruz do Sul. No município, onde morou até 1984, também foi professor no Colégio Mauá. Dietrich Guenther Daehn era casado com Vera, também professora, com longa carreira estabelecida na Escola Goiás. Além da esposa, Daehn deixa enlutados os filhos e netos e demais familiares.

LEIA TAMBÉM: Papa Francisco nomeia 21 cardeais neste sábado, incluindo um brasileiro

Publicidade

Ele era filho de um caixeiro viajante alemão, que aderiu ao Brasil para não vivenciar a guerra em seu País. Nascido em Santa Cruz, Dietrich Guenther Daehn firmou carreira como militar e teve momentos de grande destaque na profissão. Exemplo disso foi quando integrou uma comissão nos Estados Unidos e, também, quando comandou a segurança da Embaixada do Reino Unido. Não por acaso, recebeu a Medalha do Pacificador, honraria concedida àqueles que se destacaram por atos de coragem, abnegação e bravura.

Formado em Ciências Contábeis pela Unisc em 1967, para os mais próximos de Daehn, ficam ainda as lembranças de sua paixão pela leitura. “Lembro do pai sempre nos levar, aos domingos, até a banca de jornais, do Centro”, comentou o filho Ricardo Daehn, que atua como crítico de cinema no Correio Brasiliense. Segundo ele, o pai se esforçou muito ao longo da vida, se desdobrando entre as jornadas matutinas do quartel e as aulas que se estendiam até a noite, para garantir uma boa educação para os filhos.

LEIA TAMBÉM: O que disseram as testemunhas na primeira audiência judicial sobre o Caso Asan

Publicidade

Desde 1984, morava em Brasília. A expectativa da família é que seja possível atender o desejo de Dietrich Guenther Daehn e realizar o sepultamento em Santa Cruz do Sul, sua amada terra natal. Contudo, ainda não há confirmação do local onde serão realizados os serviços fúnebres.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.