Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

Morre aos 93 anos o professor Ivo José Müller

Faleceu nessa segunda-feira, 9, um dos fundadores da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul. Ivo José Müller tinha 93 anos e morreu durante a madrugada, no Hospital Santa Cruz, após uma parada cardiorrespiratória. Müller, que há três anos era viúvo de Erica Anna Elisabeth Müller, residia com a filha Virginia. Ele deixa enlutadas também a filha Beatriz e a neta Cristina. Os atos fúnebres tiveram início às 10 horas na Capela da Funerária Halmenschlager Centro. O sepultamento ocorreu às 16 horas dessa segunda, no Cemitério Municipal.

De acordo com Beatriz, apesar da idade, o pai mantinha ótima saúde. “Ele estava bem. Estava em casa quando, por volta da 1 hora, começou a queixar-se de falta de ar e minha irmã o levou para o hospital. Logo depois, o médico nos comunicou que ele não havia resistido”, contou. “Meu pai era uma pessoa muito ativa, estava bem lúcido e em janeiro completaria 94 anos. Fica agora a saudade do tempo em que esteve conosco e de seus ensinamentos, além do legado voltado à educação, à honestidade e ao respeito com o próximo.”

Müller, que tinha formação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), dedicou sua vida à educação. Foi um dos fundadores da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, onde atuou como diretor de 1957 a 1959 e depois de 1963 a 1982, ano em que se aposentou. Como diretor, zelou pela representatividade da escola e foi responsável pelo início da construção do prédio próprio, onde hoje está localizada. A obra foi executada em etapas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Primeira escola (II)

Viúvo, Müller deixa duas filhas e a neta

A atual diretora da instituição, Janaína Venzon, destaca o legado deixado por ele. “O senhor Ivo foi um sonhador que construiu toda a base do que a escola é hoje. Toda a ideologia, tudo começou na época dele”, destaca. Entre algumas iniciativas de Müller estão o acervo de livros para a biblioteca, o hino do colégio, o distintivo e a introdução do uniforme, entre outros. Em homenagem, a biblioteca da escola tem o seu nome.

Ivo nasceu em 27 de janeiro de 1927 na localidade de Bom Fim, município de São Sebastião do Caí, e veio a Santa Cruz em 1948. Lecionou no Colégio Marista São Luís até 1950, e também no curso supletivo do Grupo Escolar Estado de Goiás. Também desenvolveu atividades no Colégio Mauá e no curso de Letras da Fisc, antiga Unisc.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Primeira escola (I)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.