Aos 56 anos, o empresário Gilmar Back teve uma surpresa ao verificar a plantação de morangas no pátio do seu estabelecimento comercial no Bairro Schulz, em Santa Cruz do Sul. Ele encontrou um fruto com 26 quilos e 95 centímetros de comprimento.
Além do tamanho, o que chamou a atenção é o fato de que Back havia utilizado sementes de uma variedade que costuma ser bem menor: a cabotiá. “Eu fui presenteado com uma moranga pelo meu amigo. Acabei gostando do sabor e plantei as sementes no pátio dos fundos. Agora, quatro meses depois, colhi essa moranga gigante e diferente”, contou, impressionado.
LEIA TAMBÉM: Moranga de 50 quilos surpreende produtor rural de Sinimbu
Publicidade
Embora em outras ocasiões ele já tenha produzido frutos com até dez quilos, o tamanho desse impressionou. “Pelo que observei, o pé tem outros oito frutos se desenvolvendo. Estou na expectativa para ver que tamanho vão ter.”
A notícia logo se espalhou nos arredores, e os vizinhos foram ver de perto a novidade. “É algo que surpreende. Não é tão comum de acontecer”, comentou. Agora, Back, que mora sozinho, faz planos para consumir a moranga gigante. “Ela é muito grande e dá para fazer diversas receitas – com carne picada, caramelizada ou quibebe.”
LEIA TAMBÉM: Curso incentivará pessoas a produzirem seus alimentos; saiba como participar
Publicidade
O fruto colhido se assemelha com a abóbora Nova Caravela, que, segundo informações da Isla Sementes, costuma ter entre 9 e 12 quilos, com comprimento que varia de 40 a 50 centímetros. Segundo o professor Andreas Köhler, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a adubação do terreno pode ter interferido no tamanho da moranga. “Uma mudança genética é quase impossível de acontecer. Pode ter ocorrido um defeito na semente ou outra interferência”, explica.
Já o tamanho não é algo incomum. O professor conta que existem espécies de moranga ou abóbora que podem pesar mais de 500 quilos, e outras espécies com apenas algumas gramas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.