É de senso comum que a leitura faz bem. Há um reforço constante para que as crianças iniciem o habito de ler. Quando pensamos em leitura, pensamos em conhecimento. Devemos ter em mente que há muitos tipos de conhecimento. Gostaria de me ater a um deles: moral.
Moral é o conjunto de regras internas que cada pessoa vai adquirindo através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Esse conhecimento, assim como tantos outros, é adquirido e não instintivo.
O filhote humano não é como outros mamíferos. Gato nasce para ser gato. Age como gato, se alimenta como gato, trata outros gatos como gatos. Gatos não tem dúvidas de como devem agir. Não há certo ou errado para gatos. Nem há gatos que julguem o comportamento de outros gatos. O filhote humano, em razão da sua complexidade, nasce e pode se relacionar e conduzir sua vida de várias formas. Certo ou errado? Legal ou ilegal? Achado é ou não é roubado? Ao beber, pego ou não o carro? Dependendo dos ensinamentos morais podemos ter respostas muito diferentes.
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Obviamente os pais têm papel decisivo na formação moral de seus filhos, ainda mais depois que retiraram a Educação Moral e Cívica do currículo escolar. Não que iríamos aprender a moral na escola, mas era um momento de reflexão que se perdeu. Parece não ser muito importante no currículo “moderno”. Em um mundo onde fica cada vez mais difícil diferenciar aquilo que supostamente é certo do errado, a educação moral se faz necessária. Para exercitarmos plenamente a moral, um bom desenvolvimento intelectual é base. Leitura não é ler uma palavra após a outra. É poder entender o sentido do texto, sua mensagem. É abstrair o que se lê para o nosso mundo e poder entrar também no mundo do autor. Sem essa capacidade, a leitura se torna rasa e chata.
A literatura infantil é rica na arte de prover ensinamentos morais para nossas crianças. Por trás de histórias pueris como uma inverossímil corrida entre uma lebre e uma tartaruga ou como uma formiga e uma cigarra lidam com as mudanças climáticas sazonais temos não só a história, mas também a moral da história.
Pelo fato das crianças em idades iniciais não terem ainda pleno desenvolvimento, elas nem sempre conseguem ler ou entender o que se passa “por trás” das palavras. Elas precisam de um auxílio. Elas precisam de alguém que, com afeto e inteligência, possa mostrar a elas o que se passa nesse novo mundo. Elas precisam de alguém que abra a porta para que elas possam entrar no mundo da leitura. E aprender. Ser livre. E buscar uma vida melhor. Uma vida ética.
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Moral da história: Quer que seu filho leia e tenha uma vida melhor? Comece por você. Leia para ele. Leia com ele.