A recorrente falta de água no Loteamento Jardim das Hortênsias, no Bairro Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul, tem gerado transtornos aos moradores. O desabastecimento e a baixa pressão impede, por exemplo, a execução de atividades essenciais e práticas do dia a dia, como tomar banho e lavar roupa. Segundo Luciana Juruena Eidt, que reside no loteamento, a situação já se entende há pelo menos seis anos.
Na época, uma comissão formada por moradores solicitou melhorias à Corsan. Contudo, o serviço segue deixando a desejar. “Nós temos sofrido nos últimos tempos diariamente com a falta de água. Normalmente, começa a diminuir a pressão por volta das 9 horas da manhã e normaliza depois das 21 horas. Ficamos durante essas 12 horas com a pressão muito baixa e muitas vezes sem água, só utilizando o que vem da caixa d’água, o que também não dá pressão para utilizar máquina de lavar e chuveiro. Temos que tomar banho e lavar roupa bem cedo. Está bem complicado, não tem mais como continuar assim”, relata.
LEIA TAMBÉM: Privatização da Corsan deve ser concluída nos próximos meses, diz Leite
Publicidade
Além do desabastecimento, a qualidade da água também preocupa. “A água que chega até nós é muito esbranquiçada”, conta. Em função dos problemas, os moradores cogitam formar uma comissão para levar o assunto novamente para a Corsan e também ao conhecimento da Prefeitura.
O gerente da Corsan de Santa Cruz do Sul, Bruno Barreto, comenta o que a companhia vem fazendo para sanar o problema relatado pelos moradores. “Nós recebemos apenas na semana passada ordens de serviço para verificação de falta de água, e desde então estamos fazendo vistorias e pesquisas.” Segundo ele, foi possível verificar que em alguns períodos a pressão diminui.
LEIA TAMBÉM: Próximos dias devem ser de temperatura mais amena em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
Publicidade
Além disso, as equipes encontraram alguns vazamentos não visíveis. “Já estamos mobilizando pessoas para o conserto e, possivelmente, nesta terça-feira, 28, estará resolvido”, disse. Em relação à qualidade da água fornecida, Bruno explica que uma pessoa checa diariamente os parâmetros. “Todo dia um funcionário verifica o procedimento e tratamento do poço. Não há preocupação quanto a isso, as pessoas podem ficar tranquilas porque a água é de boa qualidade”, observa.
Outro fator que desencadeou a falta de abastecimento desses pontos foi uma queda de energia no bombeamento de água. “Essa falta de energia prejudicou a região pois o bombeamento da cidade não conseguia ser acionado, estava trabalhando com apenas duas fases, e o necessário são três.”
LEIA TAMBÉM: Avança o estudo que visa prevenir alagamentos em Santa Cruz
Publicidade
Conforme Barreto, iniciativas para não saturação dos poços estão sendo tomadas pela companhia. “Perfuramos quatro poços em Linha Santa Cruz, e estamos tentando captar outras regiões para perfurarmos mais, o objetivo é que, no futuro, eles trabalhem no formato de rodízio e em horários alternados.”
Com o resolução dos vazamentos não visiveís, o objetivo é que os moradores notem melhoria na pressão e abastecimento da água em breve. “O prazo depende do conserto, não há como estipular uma data ou horário, estamos acompanhando e verificando a situação, conforme realizamos o conserto já deve haver melhora”, conclui Bruno.
Colaborou o repórter John Kaercher Machado e Bianca da Silva
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.