Moradores reclamam das aglomerações na Marechal Floriano

Moradores da Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul, vêm contatando a Gazeta do Sul com frequência, para reclamar do barulho e das aglomerações nos bares e pubs daquela região. Conforme uma moradora que preferiu não se identificar, mesas e cadeiras são colocadas nas calçadas e uma grande quantidade de pessoas se reúne nos estabelecimentos. Muitas delas não utilizam máscara nem respeitam o distanciamento.

Outra reclamação diz respeito ao som alto, que acaba atrapalhando o sossego no entorno. Conforme a Portaria 390/2021 da Secretaria Estadual da Saúde, emitida em agosto, bares, pubs, restaurantes e similares podem operar com 100% da capacidade prevista no Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), mas devem respeitar o distanciamento de dois metros entre as mesas e todos os clientes devem permanecer sentados, com grupos de, no máximo, oito pessoas por mesa.

LEIA MAIS: Festa clandestina é flagrada pela Brigada Militar em Passo do Sobrado

Publicidade

Em relação ao barulho, a portaria especifica que é permitida a música ambiente e também ao vivo, com limite de cinco músicos. No entanto, o volume não pode ser alto a ponto de dificultar a comunicação entre os clientes. A máscara pode ser retirada para consumo de alimentos e bebidas, mas deve ser utilizada corretamente pelos clientes que não estejam consumindo ou quando estes saem das mesas e se deslocam pelas demais áreas do estabelecimento.

A abertura de pistas de dança e similares, bem como a permanência de clientes em pé, continua proibida. O horário de funcionamento é limitado das 6 horas à meia-noite, com tolerância de uma hora para saída dos clientes e higienização do local. Em ambientes públicos como a Avenida do Imigrante – também motivo de frequentes reclamações –, os protocolos permanecem válidos e cabe ao poder público coibir as aglomerações.

Onde denunciar

Conforme a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, denúncias sobre desrespeito aos protocolos de segurança da Covid-19 em estabelecimentos comerciais devem ser feitas à Vigilância Sanitária pelo telefone 9 2001 4138 (também WhatsApp), até a meia-noite. Já aglomerações e demais infrações em locais públicos, como ruas, praças, parques e loteamentos, devem ser denunciadas para a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou pelo 9 9505 3516 (também WhatsApp). Depois da meia-noite, todo tipo de denúncia deve ser feito para a Guarda Municipal.

Publicidade

LEIA MAIS: Amvarp aprova flexibilizações em competições esportivas; veja quais são

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.