Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CERRO ALEGRE BAIXO

Moradores reclamam da falta de conservação de estradas no interior de Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Os buracos se multiplicam ao longo das vias e são um desafio à perícia dos motoristas

Moradores das localidades da região de Cerro Alegre Baixo, no interior de Santa Cruz do Sul, estão se queixando do mau estado de conservação das estradas e da falta de manutenção delas por parte da Prefeitura, que é responsável pelo serviço. A Gazeta do Sul percorreu alguns trechos na tarde dessa segunda-feira, 20, e confirmou a precariedade da situação. Contatada, a Secretaria Municipal e Obras e Infraestrutura informou que aguarda a passagem das chuvas previstas para esta semana para realizar a manutenção.

Na chamada Estrada Geral, onde fica a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros, a quantidade de buracos impressiona não pela profundidade, mas pela quantidade. É quase impossível acelerar a velocidades acima dos 20 quilômetros por hora, pois a todo momento é necessário reduzir para desviar de um deles. Existem ainda diversas valetas, desníveis e pedras soltas que se desprendem do solo e são arremessadas contra a parte de baixo do veículo, com risco de avarias e até perigo aos pedestres que caminham no entorno.

LEIA TAMBÉM: Usuários e moradores cobram melhorias na Estrada da Malhada

Publicidade

A mesma via também é o único acesso a vários corredores, que se encontram em condições semelhantes ou até piores. Moradora do Corredor dos Bandeiras, Micheli Lopes reclama ainda da demora para que os pedidos de patrolamento sejam atendidos. “Para nós atrapalha muito os deslocamentos do dia a dia, e haja manutenção nos automóveis que circulam diariamente”, relata. Segundo ela, as vias registram grande movimentação de ônibus, tanto de transporte escolar quanto os que levam os trabalhadores para as empresas e fazendas da região, e eles enfrentam as mesmas dificuldades.

Nos dias de chuva, esses problemas se intensificam. Além do barro que se forma, os buracos crescem em número e tamanho e ainda são escondidos pela água. Essa mesma água se acumula nas laterais da pista, formando poças que demoram dias para secar e se tornam mais um obstáculo para a passagem dos pedestres.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura lança edital de licitação para pavimentação da estrada Bruno Pritsch

Publicidade

O que diz a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que está ciente da situação, pois o mesmo se verifica após a passagem das chuvas em todas as estradas que não têm asfalto. Os serviços de patrolamento, contudo, estão suspensos em razão da previsão de chuva para Santa Cruz do Sul nesta semana, com volumes que podem ultrapassar os 60 milímetros.

Segundo o titular da pasta, Edmar Hermany, o levantamento das estradas já está pronto e as intervenções seguirão por ordem de prioridade. As vias mais precárias serão as primeiras a receber o patrolamento. “A previsão é de muita chuva até sábado, portanto não vamos patrolar agora para não ficar pior. Mas assim que o tempo firmar e o piso secar, o serviço será feito. Não vamos deixar nenhuma estrada sem fechar os buracos”, disse.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.