Categories: Regional

Moradores querem desmembrar localidade pertencente à Dom Feliciano

Na noite desse sábado, 11, a Associação de Moradores da Figueirinha reuniu-se com os moradores e autoridades dos municípios de Dom Feliciano e Pantano Grande para resgatar um projeto criado há cerca de 30 anos. O líder do movimento e presidente da Associação de Moradores, Leonilton Machado, explica que o desejo de anexar a comunidade à Pantano Grande é antigo e os motivos são, principalmente, a distância entre as cidades.

São cerca de 60 quilômetros até a cidade de Dom Feliciano, em que todo o trajeto é de estrada de chão, e aproximadamente 30 quilômetros até Pantano Grande, sendo 15 deles asfaltados. Machado ainda lembra que a maioria dos moradores porta documentos de Pantano Grande e utilizam os serviços da cidade (como saúde, educação, transporte e comércio), pela proximidade.

O Prefeito de Dom Feliciano, Clenio Boeira (PT), e o presidente da Câmara de Vereadores de Dom Feliciano, vereador Osvair Silva (PSDB), se posicionaram contra o separação da localidade, mas garantiram que não irão tentar intrincar o processo e desejam que seja feita a vontade da maioria, bem como manda a democracia.

Publicidade

O prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares (PP), os vereadores Libinho (PTB), Marquinhos (PMDB) e Zeneide Machado (PTB), além do auxiliar legislativo da Câmara de Vereadores de Pantano Grande, Cleiton Machado, que representava o presidente da Casa, vereador Lucas Rodrigues (PT), se mostraram favoráveis ao movimento e afirmaram que se o projeto de anexação se concretizar, o município de Pantano Grande receberia “de braços abertos e garantiria o cuidado adequado à localidade da Figueirinha”, enfatizou o Prefeito.

Segundo o vereador Marquinhos (PMDB), o projeto de desmembramento e anexação deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para análise e liberação para realizar um plebiscito, provavelmente envolvendo os moradores das duas cidades. Se o resultado apontar que a maioria é a favor da mudança, será dada continuidade ao processo, porém, se a maioria for contra, o projeto será arquivado.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.