Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Figueirinha

Moradores querem desmembrar localidade pertencente à Dom Feliciano

Na noite desse sábado, 11, a Associação de Moradores da Figueirinha reuniu-se com os moradores e autoridades dos municípios de Dom Feliciano e Pantano Grande para resgatar um projeto criado há cerca de 30 anos. O líder do movimento e presidente da Associação de Moradores, Leonilton Machado, explica que o desejo de anexar a comunidade à Pantano Grande é antigo e os motivos são, principalmente, a distância entre as cidades.

São cerca de 60 quilômetros até a cidade de Dom Feliciano, em que todo o trajeto é de estrada de chão, e aproximadamente 30 quilômetros até Pantano Grande, sendo 15 deles asfaltados. Machado ainda lembra que a maioria dos moradores porta documentos de Pantano Grande e utilizam os serviços da cidade (como saúde, educação, transporte e comércio), pela proximidade.

O Prefeito de Dom Feliciano, Clenio Boeira (PT), e o presidente da Câmara de Vereadores de Dom Feliciano, vereador Osvair Silva (PSDB), se posicionaram contra o separação da localidade, mas garantiram que não irão tentar intrincar o processo e desejam que seja feita a vontade da maioria, bem como manda a democracia.

Publicidade

O prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares (PP), os vereadores Libinho (PTB), Marquinhos (PMDB) e Zeneide Machado (PTB), além do auxiliar legislativo da Câmara de Vereadores de Pantano Grande, Cleiton Machado, que representava o presidente da Casa, vereador Lucas Rodrigues (PT), se mostraram favoráveis ao movimento e afirmaram que se o projeto de anexação se concretizar, o município de Pantano Grande receberia “de braços abertos e garantiria o cuidado adequado à localidade da Figueirinha”, enfatizou o Prefeito.

Segundo o vereador Marquinhos (PMDB), o projeto de desmembramento e anexação deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para análise e liberação para realizar um plebiscito, provavelmente envolvendo os moradores das duas cidades. Se o resultado apontar que a maioria é a favor da mudança, será dada continuidade ao processo, porém, se a maioria for contra, o projeto será arquivado.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.