Moradores do Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul, se mobilizaram na manhã desta quinta-feira, 9, para um protesto. A manifestação questiona a ordem da Defesa Civil, comunicada na última quinta, 2, de que eles desocupassem suas residências por risco de deslizamento. Cerca de 20 moradores foram à Rua João Werlang, principal acesso da localidade, para a mobilização. O ato é acompanhado pela Brigada Militar, que dialoga com os manifestantes.
No início da noite dessa quarta-feira, 8, em nota, a Defesa Civil manteve a recomendação de que os moradores do Belvedere e outras áreas de encosta do município permanecessem fora de suas residências. As justificativas foram o fato de o solo ainda estar encharcado e a previsão de chuva intensa para os próximos dias. (Veja abaixo)
LEIA MAIS: Defesa Civil mantém recomendação para que moradores permaneçam fora do Belvedere
Publicidade
Fábio, um dos moradores que teve de deixar sua residência, questiona como o processo de evacuação foi feito. “Quarta-feira (dia 1º), de noite, a Defesa Civil mandou a gente sair da nossa casa, sem ajuda nenhuma, sem dizer para onde a gente ia, o porquê, onde que era a área de risco, que não era. A gente acabou saindo por precaução”, relata. Com a interdição, a escola, a creche e o posto de saúde do bairro ficaram inoperantes. Além disso, ele conta que a localidade está sem abastecimento de água e luz e sem coleta de lixo.
Um dos indícios que motivou a ordem de evacuação foi a presença de rachaduras no asfalto. De acordo com Fábio, essa parte da rua cedeu porque, há mais de 50 anos, há uma vertente que passa por baixo do pavimento. “Fizeram um asfalto novo, cedeu uma parte do asfalto e sempre vai ceder nesse ponto. O certo é tirar esse asfalto aqui, ver porque essa água está passando embaixo, porque pode fazer 50 asfaltos diferentes que vai continuar rachando”, pontua. No final de março, a Secretaria de Obras e Infraestrutura realizou a pavimentação asfáltica da Rua João Werlang, no trecho entre a Rua Thomaz Flores até o cruzamento das ruas Guilherme Kuhn e Lindolfo Grawunder.
LEIA MAIS: Concluída pavimentação na Rua João Werlang
Publicidade
O morador conta que a principal demanda do bairro é de um posicionamento mais detalhado da prefeitura. “Eles não vieram dar resposta nenhuma para a gente. Estamos pagando aluguel, estamos na casa de parentes sendo que a gente tem o nosso imóvel, a gente paga o IPTU e estamos sem resposta nenhuma.” Outro apontamento é que, enquanto eles não estão liberados para voltarem a suas residências, outros moradores conseguiram isso por meio de laudos particulares. “Se um terreno onde eles falam que é área de risco está liberado para morar, por que a Prefeitura não vem conversar com nós e faz um laudo de todas as residências?”, questiona.
A falta de segurança foi outro ponto levantado. Segundo Fábio, ele teve de retornar a sua casa no bairro após pessoas de outras localidades estarem furtando as residências. “Isolaram a rua e não ficou nenhum policiamento cuidando. Quando chovia não ficava nenhum policiamento, quando tem sol eles ficam aqui e ainda ficam multando os moradores que precisam chegar em casa”, relata.
LEIA MAIS: Defesa Civil ordena desocupação de residências no Belvedere, Travessa Krug e Xurupita
Publicidade
Veja a nota da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul mantém a recomendação para que moradores do Bairro Belvedere e de outras áreas de encosta do município permaneçam fora de suas residências e em local seguro. O órgão municipal tinha a expectativa de que pudesse diminuir o alerta de risco nesta quarta-feira, 8, mas, devido ao solo destas localidades ainda se estar encharcado e à previsão de chuva intensa para os próximos dias, a Defesa Civil decidiu pela manutenção da recomendação.
Os abrigos no Parque da Oktoberfest seguem à disposição para aquelas famílias que não conseguirem ir para a casa de parentes ou amigos. O trânsito na rua João Werlang segue bloqueado nos dois sentidos.
Colaborou John Kaercher Machado
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade