Categories: Santa Cruz do Sul

Moradores pedem solução para esgoto a céu aberto na Travessa Daer

A Unidade Móvel da Rádio Gazeta 107,9 FM foi acionada na tarde desta segunda-feira, 16, por moradores da Travessa Rauber, no Bairro Bom Jesus. Eles relatam que, há cinco meses, têm enfrentado problemas causados pela fossa de uma casa vizinha que estourou, deixando o esgoto a céu aberto. O muro que divide as propriedades foi alcançado pelo rejeito e corria riscos de desabar. A Defesa Civil esteve no local para fazer vistoria e sinalizou a área. Porém, para evitar riscos de alguém se machuca, foi derrubado pelos próprios moradores.

LEIA TAMBÉM: Corsan orienta moradores sobre obra na rede de esgoto do Bom Jesus

Um deles, Flávio Dias, que é carpinteiro, pede uma solução à Prefeitura. “A Defesa Civil e a Secretaria da Saúde vieram aqui, mas até agora não deram posição. O proprietário também não resolve”, relata. Outra moradora, Teresa Iracema Soares, que é pensionista, reclama do mau cheiro causado pelo esgoto a céu aberto e alerta sobre os perigos para a saúde dos que vivem no local. “Por causa desse esgoto que passa pela minha porta peguei um vírus e fiquei três meses sem poder caminhar. O cheiro é insuportável”, afirma. Da mesma forma, a dona de casa Sabrina Cezar, pede solução ao problema. “Eu tenho uma criança de 1 ano e 8 meses. Ela começou a andar e não posso sair com ela na frente da minha própria casa”, diz.

Publicidade

O que diz a prefeitura

Segundo a Prefeitura, a fossa está dentro de uma propriedade particular em uma área de ocupação irregular. Tanto a Defesa Civil quanto a Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) estiveram no local por mais de uma vez e não encontraram o proprietário. A Ucefex deve retornar ao local nesta semana. A Vigilância Sanitária esteve no local em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti mas não encontrou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.