Uma ponte de madeira que fica em Entrada Linha Nova, em Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz do Sul, será substituída por uma nova estrutura de concreto. A obra é desejo antigo de usuários da estrada, principalmente entre aqueles que utilizam o trecho para escoar sua produção em caminhões, já que a via tem acesso para a RSC-287. A demora na execução dos trabalhos tem sido motivo de queixas constantes.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura fez a manutenção da ponte de madeira, trocando tábuas que estavam danificadas. Na época, a recomendação era de que apenas veículos leves deveriam passar pelo trecho, enquanto a nova estrutura de concreto não estivesse finalizada. No entanto, a insatisfação dos usuários é com o atraso nas obras. Segundo Mara Müller, que mora nas proximidades, a Prefeitura descarregou no local parte do material, mas o tempo passou e as galerias de concreto que serviriam de base da ponte já estão sendo tomadas pelo mato.
LEIA MAIS: Prefeitura inicia construção de ponte de concreto em Entrada Linha Nova
Publicidade
“No início do ano, a reportagem da Gazeta veio aqui e no outro dia colocaram esse material, só que até agora, nada”, disse. As galerias foram encaminhados para o local no dia 11 de fevereiro. Na época, a previsão de conclusão seria de 50 dias. Trinta dias para o término do serviço e outros 20 para a secagem do concreto.
Outro ponto que incomoda os moradores é o tamanho das galerias a serem colocadas sob a ponte. Eles temem que a estrutura não seja a ideal e não suporte a vazão da água em dias de chuva intensa.
Morando na região desde que nasceu, há 62 anos, o agricultor Gaspar Wilges teme problemas. “A água vai descer e represar se essa estrutura não for mais larga. Essa que está aí vai acabar alagando vários terrenos em volta. Deveriam construir uma galeria maior, ou ponte de vão livre”, opinou.
LEIA TAMBÉM: Família unida na boleia do boiadeiro transforma viagens em rotina
Publicidade
Por meio da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul afirmou nessa terça-feira, 26, que uma nova ponte, com 12 galerias divididas em duas linhas, cada uma com 2,5 metros, irá substituir a ponte de madeira. Em comunicado, o governo alegou que não dispunha de todas as galerias no início do ano, quando a obra foi divulgada, e teve de fazer uma nova licitação do material. A nova previsão para o término da obra é de 60 dias, dependendo das condições do clima.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que, recentemente, realizou a substituição das galerias na divisa entre Santa Cruz e Vera Cruz (Linha Sítio); a substituição da ponte de madeira por outra de galerias em Arroio do Couto; e a substituição do passa-gado em Cerro Alegre Alto, por outro em concreto, recentemente concluído. Em Rio Pardinho, quatro novas pontes foram feitas: três em Travessão Dona Josefa e uma na Travessa Bohnen. Monte Alverne teve a substituição e reforma de outras 14 pontes.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.