Categories: Santa Cruz do Sul

Moradores estranham os altos valores nas contas de água

Os valores das contas de água estão gerando indignação entre moradores do Condomínio Reserva dos Pássaros, no Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul. Segundo Jair Freese, ele e 50 vizinhos estão sendo afetados pela situação. Inicialmente foi cogitado um vazamento. Porém, ao verificar a possibilidade, notou-se que não era o caso. Agora, o grupo planeja protocolar uma queixa coletiva na Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Freese comenta que a última cobrança, com vencimento em 16 de julho, veio no valor de R$ 498,73. “Marca um consumo excessivo de água, uma média de 45 metros cúbicos. Não é possível dar mais de mil litros de consumo de água por dia. Somos quatro pessoas em casa e não gastamos isso. Tem que haver alguma explicação e é isso que queremos da Corsan”, ressalta.

LEIA MAIS: Com reajuste de 5,46% na tarifa de água, veja dicas para economizar

Publicidade

De acordo com o gestor da unidade da Corsan de Santa Cruz do Sul, Bruno Barreto, para a verificação é necessário abrir um chamado. “Solicitamos que, para toda reclamação, se entre em contato com a Corsan, via canais de atendimento, aplicativo, site, telefone (0800 646 6444) e Facebook.” Ele salienta que entrou em vigor o reajuste tarifário obrigatório de 5,46%.

Barreto completa que a Corsan está trabalhando em um plano de redução de perdas que envolve ações como substituição de redes, instalação de válvulas reguladoras de pressão e substituição de hidrômetros. “O hidrômetro é um equipamento mecânico e sofre desgaste com o tempo, provocando submedição, em média, de 5% ao ano. Nosso plano prevê a renovação de todos com mais de cinco anos de uso”, ressalta o gestor.

Queixas em mais bairros

Já Luiz Carlos Machado, hidráulico que trabalha na área há aproximadamente 50 anos, diz que as reclamações têm sido frequentes e vêm de moradores de diversos bairros. “Vários clientes ligam pedindo para fazer uma vistoria, porque está dando excesso de consumo. A gente vai lá, procura nos encanamentos, em todos os compartimentos da casa, e não encontra vazamento.” Machado diz que não importa o tamanho da casa, o problema tem sido registrado em diversos lugares. 

Publicidade

O gestor da unidade da Corsan de Santa Cruz, Bruno Barreto, esclarece que os novos hidrômetros têm uma casa decimal a mais, a dos mililitros. “Os outros terminavam na casa dos centilitros, de modo que qualquer pequeno vazamento podia ser percebido. Solicitamos que sempre que usuários sentirem alguma alteração entrem em contato para que façamos a verificação”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Consumo de água aumenta e assusta clientes em Santa Cruz

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.