Moradores de Santa Cruz do Sul estão desde o início da noite desse sábado, 5, sem luz. O desabastecimento começou após o temporal com fortes rajadas de vento que atingiu o município. Uma rajada de 66 quilômetros por hora foi registrada na cidade.
Conforme relatos que chegaram à reportagem, a falta de energia perdura por mais de 24 horas nos bairros Centro, Santo Inácio e Linha Santa Cruz, além de Linha Áustria, interior do município. De acordo com moradores, diversas chamadas foram abertas pelo site, telefones e aplicativos da RGE Sul, no entanto, ainda sem resolução.
LEIA MAIS: Temporal atinge Santa Cruz do Sul e deixa parte da cidade sem luz
De acordo com Sérgio Thomas, morador da Rua São Gabriel, no Centro de Santa Cruz, alguns carros com identificação da RGE passaram pelo local no decorrer deste domingo, 6, onde cerca de 80 famílias estão desabastecidas, mas relata que ninguém parou para verificar o problema. “Crianças, idosos, pessoas com deficiência física, todos sem portões elétricos, sem banho, e amanhã temos que voltar a trabalhar”, desabafou.
Publicidade
A Gazeta do Sul entrou em contato com a RGE. Em nota, a concessionária informou que até a noite deste domingo eram 49 mil clientes sem energia elétrica devido ao temporal de sábado à noite, que causou danos de grande volume provocando interrupção no serviço, principalmente nas regiões dos Vales do Taquari e do Rio Pardo. “Foram centenas de árvores e galhos caídos sobre a rede, que arrebentaram fios e danificaram outros componentes, os quais precisam ser recompostos para que a energia possa ser religada com segurança. A RGE está totalmente mobilizada, visando atender às demandas no menor tempo possível, inclusive deslocando equipes de outras regiões para auxiliar nos reparos”, disse a empresa na nota.
Conforme a concessionária, tendo em vista a quantidade e a complexidade dos estragos, ainda não se pode fornecer uma previsão de quando tudo estará resolvido. Somente na Região dos Vales, foram 219 ocorrências em atendimento até por volta das 19 horas deste domingo, a maioria em Santa Cruz do Sul, Candelária, Sinimbu, Vera Cruz, Sobradinho, Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Encantado e Cruzeiro do Sul.
“Esse número de ocorrências pode aumentar na medida em que outros estragos forem sendo identificados. Todas são de danos na rede, causadas principalmente por árvores de grande porte, que exigem atendimento em campo para reconstrução. A RGE alerta para que ninguém tente fazer consertos ou remover galhos e escombros por conta própria, nem toque em equipamentos elétricos de qualquer tipo, mesmo que estejam danificados, pois não há como saber se estão energizados. O risco de acidente grave ou mesmo fatal é muito alto.”
Publicidade
Caso o problema persista, a RGE orienta que os clientes entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento:
SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS com navegação gratuita)
Call Center: 0800 970 0900
Colaborou o repórter Cristiano Silva.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEOS: chuva intensa causa transtornos em Santa Cruz
Publicidade