ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Moradores do Santa Vitória são os primeiros transferidos para os loteamentos

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secom

O dia 7 de agosto vai ficar marcado na vida da família Severo e de tantas outras que realizaram o sonho de viver em uma casa própria e digna, com conforto e segurança. Ao longo da manhã de sábado, 6, moradores em uma área degradada ao lado de uma escola estadual no Bairro Santa Vitória foram os primeiros a iniciar a mudança para os loteamentos Santa Maria I e Mãe de Deus, entregues em uma cerimônia realizada na sexta-feira, 7.

Entre eles, estava Janete Severo, 41 anos, recicladora e moradora do número 11. Com o marido e cinco filhos, ela vivia em uma casa de madeira úmida, com frestas que permitiam a entrada da chuva e do vento gelado, sem privacidade alguma, em um beco de chão batido. Bem diferente da nova casa, no número 645 do loteamento Santa Maria I, com dois dormitórios, banheiro, sala de estar, cozinha, pátio, área de serviço, equipamento de aquecimento solar, em uma rua com asfalto. “Agora vai ser muito melhor, até para as crianças brincarem. Não aguentava mais a umidade, a água que invadia a casa toda vez que chovia”, comentou Janete.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Força-tarefa para remoção de famílias chega à Rua das Carrocinhas

Publicidade

As 23 famílias tiveram até às 17 horas para retirar seus pertences. Por volta das 10h30, as primeiras casas já desocupadas começaram a ser demolidas, conforme prevê o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad). O local deve ser transformado em uma praça pública.

Uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias e órgãos da Prefeitura, com apoio da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, foi montada para a remoção e transferência das famílias. A prefeita Helena Hermany acompanhou o trabalho pela manhã. De acordo com o cronograma, nesta segunda-feira, 9, será a vez de 63 famílias na Rua das Carrocinhas, no Loteamento Beckenkamp.

Publicidade

LEIA MAIS: Moradias de loteamentos populares serão ocupadas até a semana que vem

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta