Categories: Regional

Moradores do Loteamento Mãe de Deus estão sem luz desde a entrega das casas

Há uma semana, foram entregues as primeiras 116 casas do Loteamento Mãe de Deus, no Bairro Santuário em Santa Cruz do Sul. Desde a entrega, porém, algumas famílias estão sem abastecimento de energia.

A moradora da Rua Projetada Quatro, Elisária de Mello, se mudou para o loteamento com os filhos Anna e Anthony, de 8 e 3 anos, respectivamente. A família, no entanto, está sem luz na casa nova e ainda não sabe quando a situação vai se resolver.


“A Secretaria de Habitação nos disse que podíamos vir para cá, que estava tudo apto para nós entrarmos. Quando a gente chegou aqui, não tínhamos luz e desde então a gente está entrando em contato com a secretaria e a RGE, que nos deixam esperando. Não nos dão uma posição e só pedem para a gente esperar”, desabafou, à Rádio Gazeta.

Publicidade

“Está há uma semana essa situação, a gente com criança pequena. Durante o dia a gente fica aqui, de noite procuramos um lugar para ficar que tenha luz. A gente está só pedindo que nos deem uma posição melhor em relação a isso. Nos deram um prazo até o dia 19, mas dia 19 todas as famílias vão receber a luz? A gente só queria saber o dia exato que vão ligar a luz pra nós.”

LEIA MAIS: Primeiras residências do Loteamento Mãe de Deus são entregues

Elisária de Mello se mudou para o loteamento com os filhos Anna e Anthony, de 8 e 3 anos | Foto: Maria Regina Eichenberg


A moradora, que é artesã, relata que precisa de luz para trabalhar. Para as atividades básicas, como tomar banho, e para dormir, enquanto a energia elétrica não é estabelecida, ela se desloca para a casa da mãe. A situação, conforme verificado no local pela reportagem da Rádio Gazeta, atinge mais moradores do loteamento.

Publicidade

“É uma situação geral, na nossa rua são cinco famílias que têm luz e os demais estão todos sem. Aqui na minha casa não tem energia desde a semana que mudamos. A chave foi entregue, foi feito tudo, mas a luz não veio e ninguém nos dá uma posição correta em relação a isso”, disse a moradora.


A Prefeitura de Santa Cruz do Sul afirma que a responsabilidade de solicitar a ligação da luz com a RGE é de cada morador. No entanto, como são muitas famílias, a Administração Municipal disse que tentou intermediar o processo com a concessionária, entregando a lista de residentes do Mãe de Deus.

No entanto, segundo a Prefeitura, como a verba do governo federal atrasou, a RGE não conseguiu se programar a tempo para viabilizar a demanda com mais agilidade. De acordo com a Prefeitura, as ligações começaram a ser feitas na manhã desta quinta-feira, 15.

Publicidade

Procurada pela reportagem, a RGE respondeu que a rede para fornecimento de energia para as casas do loteamento está pronta desde o início do ano, mas que a empresa aguardava definições do Poder Público, sobre conclusão e entrega das moradias, para fazer as ligações. A concessionária ressalta, ainda, que a entrega das chaves aos novos moradores ocorreu no dia 8 de outubro, véspera de feriadão. “No momento, a RGE está organizando a estratégia de ação para atender os pedidos”, diz nota enviada pela empresa.

Casas ainda estão sem energia elétrica | Foto: Maria Regina Eichenberg

LEIA TAMBÉM: Casas do Loteamento Mãe de Deus são vistoriadas pela Caixa

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.